Divirta-se na Serra

Centro Cultural fará live em alusão aos 172 anos da Revolta do Queimado

A agenda será on-line e gratuita. Foto: Ana Paula Bonelli / Arquivo TN

Neste sábado vai ter evento on-line e gratuito em alusão aos 172 anos da Insurreição do Queimado, ocorrida em 19 de março de 1849.  A agenda é promovida pelo Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo e será realizada dentro do projeto Tablado Queimado.

O tema será ‘As chamas acesas do Queimado’ e a live falará sobre a maior revolta capixaba contra a escravidão. Participam Lavínia Coutinho Cardoso e Joana D’arc Batista Herkenhoff, com mediação do Igor Nunes. A live começará às 19horas e será transmitida por este link (cliquei aqui).

O Tablado Queimado é um evento mensal promovido pelo Centro Cultural onde são discutidos temas urgentes vivenciados na atualidade, regado de músicas e atividades culturais.

A Insurreição do Queimado é a maior revolta de escravos do ES e uma das mais importantes também do Brasil. A revolta foi um movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo em 19 de março de 1849.

De acordo com historiadores, a revolta aconteceu por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos. Conta a história, que o frei ofereceu a liberdade aos escravos que ajudaram a construir a Igreja de São José do Queimado e não cumpriu com a mesma, o que gerou a revolta.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião que foi liderada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário Rangel e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Mestre Álvaro e nunca foi encontrado.

Já Chico Prego, considerado o mártir do ocorrido foi capturado, açoitado em vias públicas da Serra Sede e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, Chico Prego nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município e possui uma estátua de bronze também na sede do município, no local onde ele outrora foi enforcado.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

10 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

10 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás