Categories: Notícias

Celebração inter-religiosa e caminhada noturna para festejar 169 anos do Queimado

Na concentração, até as 23h30, serão realizadas diversas atividades, como roda de capoeira, sarau poético e contação de histórias. Foto: Jansen Lube

Estão abertas as inscrições para a caminhada noturna dos zumbis contemporâneos, que será realizada no próximo sábado (17), como parte das homenagens aos 169 anos da Revolta do Queimado.

A inscrição gratuita pode ser feita pela internet no endereço https://goo.gl/forms/ItPIDTZ4atHdG2J13.

Segundo a Prefeitura da Serra, cerca de 90 pessoas já se inscreveram. A concentração para a caminhada será às 21 horas, na praça da igreja de Serra-Sede, e a saída está prevista para a meia-noite, em frente à estátua de Chico Prego. Serão percorridos 18 quilômetros até o sítio histórico do Queimado.

A programação dos 169 anos da revolta tem como tema “O sangue dos mártires de Queimado exige: parem de matar a juventude negra”, e foi desenvolvida para chamar a atenção da população para a realidade de violência contra o povo negro e relembrar o ato heroico dos escravos. O evento é realizado pelo Fórum Chico Prego, com o apoio da prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Na concentração, até as 23h30, serão realizadas diversas atividades, como roda de capoeira, sarau poético e contação de histórias, com a participação de artistas do movimento negro e cultural do Estado, como Teodorico Boa Morte, João Luiz Castello, Mizinho do Samba e Clério Borges.

Na caminhada, que começa à meia-noite, haverá duas paradas: uma no sítio Recanto Morro do Céu, para um café colonial; e outra, na Lagoa das Almas, local emblemático para o movimento negro, onde antigamente os corpos de muitos escravos que não tinham uma cova digna eram lançados. A chegada a Queimado está prevista para acontecer entre as 6h30 e as 7h30 do domingo (18).

Às 9 horas, acontece a celebração afropopular inter-religiosa na entrada da mata, com a participação de membros das religiões de matriz africana e das igrejas cristãs católica e protestante.

Além da caminhada noturna e da celebração, na terça-feira (20) está programada uma sessão solene na Câmara Municipal da Serra, com apresentações culturais e homenagens. Já na quarta e quinta-feira (dias 21 e 22), serão realizados os seminários de saúde da população negra da Serra, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Laranjeiras. Nos dois dias, os seminários acontecem das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Saiba mais sobre Queimado

A Insurreição do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo. Em 19 de março de 1849, houve a revolta de escravos por causa de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra. Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião capitaneada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Eliziário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, ele nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município e a estrada de acesso a Queimado.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

19 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

19 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás