Saúde

Casos de dengue na Serra reduzem 90% e chikungunya 70%, diz Prefeitura

Os dados são da Vigilância Ambiental em Saúde. Foto: Divulgação

Os casos de dengue na Serra tiveram uma brusca redução de 2020 para 2021. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 809 casos de dengue contra 4.501 do ano passado.

Os dados são da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) e apontam uma redução de mais de 90%. Já as estatísticas de casos de chikungunya também apontam para diminuição, uma vez que o município caiu de 1.093 para 322.

Os dados, comparativos de janeiro a outubro de 2020 e 2021, respectivamente, expressam uma queda de 70%. A mesma redução, inclusive, nos casos de zika, que passou de 79 para 27 casos de 2020 para 2021.

As principais ações realizadas pela VAS são as visitas dos agentes nos domicílios além de atividades de bloqueio que acontecem em lugares com grande infestação, ou becos, vielas escadarias onde o carro fumacê não consegue alcançar.

Também são realizadas as visitas a pontos estratégicos, onde as equipes da VAS visitam mais de 500 pontos cadastrados como: ferro velho, cemitérios, borracharias e acumuladores.

Além dessas ações, há o serviço do carro fumacê que obedece a um cronograma semanal. O morador também pode solicitar os serviços ligando para o Disque-Dengue pelo telefone 3228 5394.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás