Categories: Meio Ambiente

Casas em fundo de vale são demolidas em Laranjeiras


Por Bruno Lyra

As casas demolidas não estavam habitadas desde que foram invadidas por água e lama na chuva do último dia 30 de outubro. Foto: Bruno Lyra

Duas casas foram demolidas na região de Laranjeiras nesta segunda. Tratam-se de imóveis localizados numa área verde entre o terminal do Transcol e Colina de Laranjeiras, às margens da nova avenida que a prefeitura está implantando no local.

Segundo os moradores a demolição foi feita por funcionários da prefeitura. Esses moradores disseram que não foram comunicados e que a ação os pegou de surpresa. O clima era de revolta. Os imóveis estavam vazios desde que foram invadidos por água e lama na superchuva do último dia 30 de outubro.

É o caso de Marinalva Moreira que disse morar há mais de 15 anos no imóvel que foi demolido. “Desde a enchente tive que sair. Nunca tinha acontecido isso. Foi a obra que deixou a estrada muito alta e as casas ficaram num buraco. Demoliram minha casa sem avisar”, reclama.

A outra casa derrubada era de Franciane Batista. Ela também estava no imóvel desde a última enchente. “Na época a Defesa Civil disse para esperar passar o período de chuvas que eles fariam uma nova vistoria” afirma.

Ambas moradoras disseram estar no aluguel social, cujo valor repassado pela prefeitura é de R$ 350 mensais. E segundo os vizinhos de Marinalva e Franciane outras casas seriam demolidas, incluindo um prédio de três andares. Isso só não aconteceu nesta segunda porque os moradores impediram.

Um dos imóveis que escapou é de Micheli Godinho, que mora há cinco anos no local. Sem esconder a apreensão ela também disse que está no aluguel social desde a enchente do último dia 30. “A Defesa Civil falou que voltaria em três meses. E que se tivesse que demolir avisaria a gente. Fomos pegos de surpresa”, frisa.

 

Fundo de vale

Os moradores disseram que este imóvel de três andares também está na mira da prefeitura. Foto: Bruno Lyra

Todas as casas citadas ficam no fundo de vale onde corre um dos riachos que forma a lagoa Jacuném. Com a obra da avenida Carolina, que vai ligar o bairro Chico City à rodovia Norte Sul na altura do trevo de Colina de Laranjeiras, as casas ficaram no nível mais baixo que a estrada.

Além disso o córrego foi manilhado, diminuindo a capacidade de vazão em dias de chuva forte.

Em nota a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra disse que os imóveis estão em área de risco e serão demolidos. A nota não informa quantos mais serão derrubados no local. Mas afirma que os moradores afetados entrarão no aluguel social.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

13 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

18 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

18 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

18 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

18 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

19 horas atrás