O Nó da Gravata

Casagrande pode decretar lockdown de 14 dias na Serra e em outras cidades do ES nesta quarta

Casagrande realizou reuniões com diversos setores para tomar decisão, que deve ser anunciada nesta terça-feira. Foto: Divulgação
Foto: Isac Nóbrega

Com um significativo crescimento diário nos casos confirmados e óbitos causados pelo coronavírus, além de alta nas internações em hospitais, o Governo do Espírito Santo deve decretar 14 dias de lockdown (fechamento total de atividades não essenciais) a partir desta quarta-feira (17). A medida visa desacelerar o avanço da Covid-19 em terras capixabas e foi proposta durante reuniões realizadas nesta segunda-feira (15) pelo governador, Renato Casagrande (PSB), com diversas entidades.

O chefe do Executivo estadual ainda não confirmou se irá decretar lockdown, mas andou conversando com setores produtivos, órgãos públicos e outros poderes do ES durante esta segunda. O Estado utiliza a justificativa de que a taxa de ocupação dos hospitais está variando entre 89% e 91,5% e que todos os 40 leitos abertos hoje – sendo 18 em hospital da Serra – foram totalmente ocupados em poucas horas.

Uma fonte do TEMPO NOVO que participou da reunião, mas não será identificada, explicou que o lockdown seria semelhante às medidas tomadas por Casagrande no início da pandemia ainda no ano passado. Sendo assim, apenas serviços essenciais seriam autorizados a funcionar: supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolinas, sistema de saúde, entre outras. No entanto, dessa vez, o prazo total para as restrições seriam de 14 dias.

Chefes de alguns poderes pediram que o ES decrete medidas ainda mais restritivas, como o fechamento de praias, por exemplo. Esse bloqueio, entretanto, não agradou a todos. Essas sugestões estão na mesa de Casagrande, que será o responsável por decidir por em prática ou não.

Nos bastidores, a possibilidade de fechamento total do comércio gerou reações negativas. Empresários discordam totalmente e dizem que podem amargar um prejuízo ainda maior. Capixabas do setor de eventos e festas também não apoiam as medidas e prometem manifestações contra o Governo do Estado.

Situação da Serra

Atualmente, a Serra está classificada como risco alto para a transmissão do coronavírus. Na prática, o comércio em geral sofre restrições nos horários e dias de funcionamento. Além disso, escolas municipais, estaduais e particulares suspenderam as aulas presenciais.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás