Categories: Notícias

Casagrande: Estado vai assumir Hospital Materno Infantil da Serra e abrir mais leitos para Covid no Jayme

Hospital Materno Infantil. Foto: Divulgação

Em ofício encaminhado para a Prefeitura da Serra, o Governo do Estado confirmou que irá assumir em totalidade o Hospital Materno Infantil, localizado em Laranjeiras. A obra já está em estágio final, no entanto, havia indecisões sobre como iria funcionar, já que o município não tem recursos para arcar com o custeio do hospital.

Com isso, a confirmação do Estado deve concretizar o funcionamento do Hospital, que de acordo com fontes internas da prefeitura, no primeiro momento será utilizado para fortalecer o sistema de saúde estadual, tanto como maternidade como para atendimento de pacientes ‘não-covid’.

Isso porque, os dois hospitais estaduais na Serra, Jayme Santos Neves e Dório Silva, estão totalmente dedicados ao tratamento de coronavírus, o que gerou uma demanda represada no atendimento de outras doenças.

O Governador Renato Casagrande (PSB) disse que o Hospital Materno Infantil deverá também abrir mais leitos no Jayme para Covid-19, uma vez que a maternidade de alto risco será transferida para o novo hospital. Atual essa maternidade ocupa uma ala no Jayme.

Para se ter uma ideia do montante que o Materno Infantil custará, em 6 anos de obra, foram investidos cerca de R$ 100 milhões, entre recursos próprios da prefeitura e dinheiro oriundo da União e de convênios com o Estado.
A estimativa do prefeito Audifax Barcelos (Rede) era que o custeio anual, ou seja, para fazer o hospital funcionar, girasse em torno desse mesmo valor de R$ 100 milhões todos os anos.

Esse indefinição de como a Prefeitura iria arcar com o custeio do novo hospital era vista como um empecilho, tanto que Audifax chegou a fazer agendas em Brasília buscando consolidar uma parceria com o Governo Federal para ajuda no custeio. Além disso, manteve as negociações com o Governo Estadual nesse mesmo sentido.

O Hospital Materno Infantil é a maior obra municipal do ES. Em funcionamento normal, após a pandemia, são previstos até 8.700 partos por ano.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

4 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

5 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

5 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

6 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

7 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

8 horas atrás