Política

Casagrande diz que não vai fechar comércio no ES e afirma ser contra lockdown

Governador afirma ser contra novo fechamento do comércio. Foto: Divulgação

O governador Renato Casagrande (PSB), descartou, nesta quarta-feira (26), um novo fechamento dos estabelecimentos comerciais como medida restritiva a ser adotada no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O chefe do Executivo estadual se manifestou contrário ao lockdown e disso que isso sequer está sendo discutido no momento.

A fala do governador vem dois dias após o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, afirmar que caso Casagrande decida impor uma nova ideia de lockdown, a Assembleia vai agir “dentro da lei e das suas possibilidades” para impedi-lo.

Também sou contra. Todo mundo é contra fechamento; só uma pessoa fora de órbita seria a favor, mas a realidade pode se impor. Nenhum governante toma medida restritiva porque deseja tomar. A realidade é que vai exigindo. Mas, neste momento, não está colocado isso”, afirmou Casagrande ao site de notícias A Gazeta.

De fato, o governador nunca citou a possibilidade de um novo fechamento dos estabelecimentos comerciais, como ocorrido em 2021. O assunto começou a repercutir devido ao aumento de casos de coronavírus e após Casagrande realizar um pronunciamento informando sobre Serra, Vila Velha e outras cidades capixabas terem voltado para o risco moderado de transmissão da Covid-19.

Conforme informado anteriormente, o Governo do Estado está estudando a possibilidade de adotar medidas restritivas mais duras nos municípios classificados como risco moderado – o que inclui a Serra. Além de restringir eventos de grande porte, a gestão do governador Renato Casagrande pretende tornar o passaporte da vacina contra a Covid-19 uma exigência para permissão de acesso em diversos locais.

as antes de anunciar qualquer medida, o Estado tem dialogado com representantes do setor econômico; a ideia seria tomar as decisões sobre as novas restrições que podem ser adotadas nas cidades em risco moderado até o fim de semana, quando o governador já divulgaria as regras definidas. O setor mais afetado seria o de eventos, mas Casagrande também pretende tornar obrigatório a apresentação do comprovante vacinal em estabelecimentos comerciais.

Na última sexta-feira (21), Casagrande já havia anunciado as reuniões previstas para esta semana. “Vamos discutir nesta semana com entidades da sociedade capixaba, como a área de comércio, entre outras, algumas medidas que podemos tomar para essa nova fase da pandemia que estamos vivendo”, disse o governador em pronunciamento.

No entanto, a possibilidade da adoção de medidas restritivas mais duras gera um verdadeiro imbróglio na gestão de Casagrande em pleno ano eleitoral. Enquanto a pressão sobre os hospitais públicos e particulares aumenta com o avanço da variante Ômicron e a epidemia de gripe, o governador sofre oposições políticas já declaradas, inclusive, do presidente da Assembleia, o deputado estadual Erick Musso.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

16 minutos atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

28 minutos atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

48 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

1 hora atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

2 horas atrás