Categories: Notícias

Cartas à moda antiga para melhorar desempenho de crianças em português

A confecção das cartas é acompanhada por professores, que orientam e corrigem os textos. Foto: Bianca Nascimento/Secom-PMS

Nos dias atuais, com emails, WhatsApp e mensagens instantâneas o uso de cartas escritas ficou bem reduzido. Mas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Irmã Cleusa e Centro de Jacaraípe estão incentivando as crianças a trocarem cartas à moda antiga para melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Português.

No último dia 30, dia internacional da amizade, os alunos se prepararam para enviar suas cartinhas escritas à mão para um novo amigo, que nunca tiveram contato, pela primeira vez. A diretora da EMEF Irmã Cleusa, Rosilene Araújo, afirma estar surpresa com a ansiedade dos alunos. “A troca de cartas com os novos amigos está deixando-os muito animados, o que tem colaborado para conseguirmos fazê-los escrever, ler, reler e reescrever os textos. Ninguém quer mandar o texto com erros”, contou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, a confecção das cartas é acompanhada por professores, que orientam e corrigem os textos. Ao todo, 350 estudantes participam do projeto de cartas entre amigos. A primeira cartinha precisa conter algumas informações básicas sobre a pessoa, como nome, idade, onde mora, o que gosta de fazer.

Saiba mais: 

O projeto será desenvolvido: entre os meses de julho e setembro. 

Público alvo: alunos dos 3º, 4º e 5º anos.  

Objetivo do projeto: promover o intercâmbio de cartas entre alunos de duas unidades de Ensino no município da Serra; Conhecer novos amigos; Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender o conteúdo de língua portuguesa: gênero textual carta; Promover a ampliação do vocabulário; Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, entre outros.  

Troca de cartas: 30 de julho, 13 de agosto; 14 de setembro (encontro dos alunos)

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás