Categories: Notícias

Carros pipa na Serra só para hospitais, postos de saúde e asilos

Os veículos são a única alternativa para quem não dispõe de poço artesiano. Foto: Divulgação.

Por Bruno Lyra

Para não ficar sem água hospitais, postos de saúde, creches e asilos da Serra terão que pedir à Cesan carros pipa. É que com o excesso de barro nas águas do rio Santa Maria por conta da chuva forte da última madrugada nas montanhas capixabas o abastecimento de toda a cidade, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e parte de Cariacica deverão ficar sem água pelo menos até a tarde de domingo (01).

Isso se não continuar chovendo forte nas cabeceiras do rio Santa Maria. Mas a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) prevê chuva no fim de semana. E os volumes mais expressivos justamente nas montanhas onde estão as nascentes do rio.

De acordo com a assessoria de imprensa da Cesan, gestores das instituições de saúde, creches e asilos podem pedir o carro pipa ligando para o número 115 caso os reservatórios que possuem se esgotem.

No entanto a assessoria disse que, pelo menos até o início da noite desta sexta (27), não havia planos para estender o serviço para residências.  E disse também que, por lei, as residências e demais estabelecimentos devem ter reservatórios para prover o consumo equivalente a 24 horas.

O problema além da suspensão do fornecimento ser superior a este prazo,  a Serra e demais áreas da Grande Vitória atendidas pelo Santa Maria já estão sem o abastecimento regular da Cesan desde a manhã de quinta (26), quando um incêndio no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água de Carapina interrompeu o serviço.

Prefeitura

A assessoria do prefeito Audifax Barcelos (PSB) disse que os carros pipa do município estarão disponíveis para abastecer os prontos atendimentos, unidades de saúde e hospitais. E que o município irá cobrar da Cesan que também mande carros pipa para abastecer residências caso haja necessidade.

A assessoria de Audifax disse que a Cesan tem um número maior de veículos para dar suporte neste serviço e que os carros pipa da Prefeitura devem concentrar esforços para atender a rede de saúde.

Alternativas

Caso os carros pipas não cheguem às residências, resta aos moradores economizar o pouco que ainda têm. Para quem tem poço artesiano, o problema pode ser minimizado. Quem puder por comprar galões de água mineral, cada um de 20 litros custa em torno de R$ 10.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

15 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

16 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

16 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

17 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

18 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

19 horas atrás