Categories: Notícias

Carros, motos e até carretas em ciclovia no Civit II

Mais um carro se prepara para fazer a manobra irregular sobre o canteiro onde ciclistas tentar achar o que restou da ciclovia para poder transitar. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

A falta de educação de alguns motoristas tem colocado ciclistas e pedestres em risco, além de detonar com a ciclovia da avenida Talma Rodrigues Ribeiro, entre os bairro Alterosas e Nova Zelândia, região do Civit II.

Para não ter que andar alguns metros a mais, os motoristas fazem retorno irregular sobre o canteiro central, que por conta da prática já está esburacado. Moradores dizem que o meio fio foi retirado para a obra de ampliação da rodovia e não foi mais recolocado. Sem o obstáculo, motos, carros, caminhões e até carretas usam o canteiro para fazer a manobra indevida.

É o que conta Júlio César Lima, morador de Feu Rosa que utiliza a ciclovia há 22 anos. “Quando fizeram a obra de ampliação das vias, não colocaram o meio fio de volta. Agora veículos passam por cima do canteiro para retornar e detonam a ciclovia. Fora o risco de acidentes com ciclistas e pedestres que também fazem uso do local”, narra.

Com a bagunça generalizada, outros problemas tem surgido por conta do abandono do local. “As empresas que fazem obra no canteiro não recapeiam e agora estão jogando entulho nela. Outro problema vem com as chuvas, pois como o nível da ciclovia é abaixo da pista, a água acumula toda nela, cobrindo os buracos”, relata.

“A ciclovia realmente está danificada. Já pedimos providência à prefeitura no início deste ano e eles disseram que estão fazendo um estudo de melhorias na via e prometeram também melhorar o paisagismo. O problema dos alagamentos continua e quando chove ninguém passa ali”, aponta Jailson da Cruz, presidente da associação de moradores de Alterosas.

A assessoria da prefeitura nega que o meio-fio tenha sido retirado para as obras de alargamento da avenida. Afirma que ele foi construído nesta obra e que os danos foram causados pela ação dos motoristas. Informou também que a Secretaria de Obras está fazendo o levantamento de custo da restauração da via e da ciclovia que inclui a instalação de 880 m de meio fio, além de aterro e paisagismo no canteiro. Mas não deu previsão de quando isto deve ocorrer.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás