O Carnaval de Vitória começa nesta sexta-feira (6), com os desfiles das escolas de samba capixabas do Grupo Especial no Sambão do Povo. A Serra estará representada na elite do samba pela Rosas de Ouro, que desfila no sábado (7) ao lado de tradicionais agremiações do Espírito Santo.
Na sexta-feira (6), abrem os desfiles do Grupo Especial as escolas Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Imperatriz do Forte. Já no sábado (7), entram na avenida Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista, Chegou o Que Faltava e Andaraí.
Enredo da Rosas de Ouro
Para o desfile deste ano, a Rosas de Ouro levará para a avenida o enredo “Cricaré das Origens. O Brasil que nasce em São Mateus”, que propõe uma viagem pela história, cultura e riquezas do município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. À frente da bateria estará a rainha Carol Barcelos.
Em entrevista ao Tempo Novo, o presidente da escola, Francisco Carneiro, explicou que o desfile será dividido em setores que contam a história do município desde suas origens até os dias atuais.
Leia também
“O primeiro setor será o indígena, depois vamos para a parte afro, destacando personalidades que lutaram contra a escravidão, como Benedito Meia-Légua e Zacimba Gaba, figuras importantes dessa história. Em seguida, chegamos aos dias atuais, abordando a economia, o Carnaval de Guriri e as belezas naturais de São Mateus. Nosso desfile se encerra nesse terceiro setor, com foco no período contemporâneo”, afirmou.
A escola entra no sambódromo com 21 alas, dois tripés, três carros alegóricos e cerca de 1.400 componentes. As fantasias das alas comerciais já estão à venda e podem ser adquiridas pelo telefone (27) 99294-7970. Para conferir clique aqui.
Série Ouro
As escolas da Série Ouro desfilam no fim de semana seguinte, nos dias 13 e 14 de fevereiro, também no Sambão do Povo. Representam a Serra as agremiações Tradição Serrana, Império de Fátima e Mocidade Serrana.
Fundada em 2013, a Império de Fátima levará à avenida o enredo “Era uma vez… Embarque nessa viagem mágica”, desenvolvido pelo carnavalesco Maycon Souza. A escola desfila no sábado (14).
Já a Tradição Serrana apresentará o enredo “Chico, esse grito é um chamado!”, que tem como tema “A Cor da Liberdade é Preta”. O samba-enredo é assinado por Alex do Cavaco, Roberth Melodia, Rafael Mikaia e Jotape Chico. A agremiação desfila na sexta-feira (13).
O Tempo Novo também conversou com a Mocidade Serrana, cujo tema deste ano é “Colo, criação, cuidado e afeto”. De acordo com apuração, a escola segue em preparação e ainda avalia a possibilidade de desfile.
Os desfiles
O Carnaval de Vitória acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, com os desfiles do Grupo Especial. Em ambos os dias, as apresentações começam às 22h, com abertura do Sambão do Povo ao público às 19h. A Série Ouro desfila nos dias 13 e 14 de fevereiro, no mesmo local, no Centro de Vitória.
Ordem dos desfiles – Grupo Especial
Sexta-feira (6 de fevereiro)
- Pega no Samba
- Novo Império
- Unidos de Jucutuquara
- Mocidade Unida da Glória (MUG)
- Imperatriz do Forte
Sábado (7 de fevereiro)
- Rosas de Ouro
- Unidos da Piedade
- Independente de Boa Vista
- Chegou o Que Faltava
- Andaraí
Escolas da Série Ouro – Carnaval de Vitória 2026
Sexta-feira (13 de fevereiro) – desfiles a partir das 22h
- Unidos de Barreiros
- Chega Mais
- Independente de Eucalipto
- Tradição Serrana
- Independentes de São Torquato
Sábado (14 de fevereiro) – desfiles a partir das 21h
- União Jovem de Itacibá
- Mocidade da Praia
- Império de Fátima
- Mocidade Serrana