Categories: Meio Ambiente

Cariacica dá bom exemplo e cria floresta na cidade

 

Antes e depois: o terreno durante o plantio e a floresta 10 anos depois. Fotos: Divulgação

Vem de Cariacica, município vizinho a Serra, um bom exemplo de reflorestamento urbano.  Antes um pasto degradado, o terreno de cerca de 2 mil m2 no bairro São Conrado recebeu mudas de mata Atlântica há 10 anos e hoje é um enclave de floresta em meio ao asfalto e concreto das casas e galpões existentes na região.

O reflorestamento foi coordenado pela ambientalista Nilton Broseghini, com o apoio da comunidade local e da prefeitura de Cariacica. Segundo Nilton, a ação aconteceu durante a 1ª Feira Ambiental de Cariacica, no dia 27 de maio de 2007 e foi alusiva ao Dia da Mata Atlântica. “Foram plantadas 100 mudas de mata Atlântica e o objetivo foi neutralizar as 40 toneladas de carbono emitidas na realização da Feira”, explica.

Morador da cidade Santa Teresa, onde nasceu, Nilton chegou a conviver e capturar borboletas para o cientista capixaba que virou referência mundial da ecologia: Augusto Ruschi (1915 – 1986).

Desde 1986, Broseghini vem dedicando sua vida a trabalhos de arborização e reflorestamento em Santa Teresa e outros municípios do ES. Inclusive na Serra, onde reflorestou nascente, as margens de uma represa e uma área de pastagem numa propriedade rural na localidade de Calogi em fevereiro de 2007.  

Tags: cariacica es
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

17 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

21 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

22 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

22 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

22 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

22 horas atrás