Política

Capixabas poderão ser vacinados com Butanvac, que além de Covid-19, imuniza contra gripe

Vandinho foi ao Butantan para articular vacinação em massa no ES. Foto divulgação

Até o final deste ano, os capixabas podem ser imunizados com a Butanvac, vacina que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, com insumos 100% nacionais. Essa expectativa tem como base a visita do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) ao órgão, na última quarta-feira, ocasião em que o parlamentar ressaltou o interesse do Estado em adquirir o imunizante, recebendo sinalização positiva da diretoria do instituto.

Ao levantar a questão, Vandinho lembrou que o próprio governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), após uma indicação sua, formalizou, em abril deste ano, o interesse em comprar 4 milhões de doses da vacina Butanvac, conforme divulgação feita pelo próprio chefe do Executivo estadual, à época.

Em resposta ao questionamento do deputado a respeito da disponibilização da vacina para estados e municípios, o diretor de estratégia jurídica do Butantan, Paulo Capelotto, disse que, inicialmente, se houver interesse do governo federal em adquiri-la, a expectativa é de que as primeiras doses do imunizante sejam destinadas para o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI). No entanto, segundo ele, isso não é um impeditivo para a aquisição por parte de outros entes federativos.

“Se houver interesse do governo federal para o PNI, é para o PNI que deve ser vendida a produção, o que não quer dizer que não vendamos excedentes para outros estados e municípios do Brasil”, afirmou.

Para Vandinho, essa sinalização do Butantan vem trazer esperança para um avanço ainda maior no enfrentamento da pandemia no Estado. ”É uma vacina que será a mais barata do mercado, mesmo sendo uma das mais seguras. Com isso, teremos a oportunidade de vacinar mais pessoas em um período menor de tempo, o que poderá antecipar o retorno à normalidade, além de salvarmos mais vidas. Vale ressaltar que a Butanvac também irá imunizar contra a influenza (gripe) o que é uma novidade que estamos trazendo”, disse o deputado.

Segundo a diretoria do Butantan, a expectativa é de que vacina, que está em fase final de testes, e que ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chegue ao mercado entre os meses de novembro e dezembro.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Suspeito de furto a chefatura da Polícia Civil é preso na Serra

Um homem de 23 anos suspeito de furtar armas da Delegacia Especializada em Fiscalização de Armas, Munições e Explosivos (Defaem)…

33 minutos atrás

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

12 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

16 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

16 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

16 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

18 horas atrás