Categories: Esporte

Capixabão de volta nesta quinta (28)

Dez times vão disputar o “status” de melhor do estado em 2016. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Está de volta! O maior campeonato de futebol do Espírito Santo volta nesta quinta (28). Trata-se do Campeonato Capixaba que vem para agitar o calendário do futebol no estado. Vale lembrar que em 2015 o campeão foi o Rio Branco, que promete defender o título este ano e a tarefa não será fácil. A competição vai durar até o dia sete de maio, quando será a grande final.

O Capixabão traz 10 equipes para a disputa do título estadual, que serão divididos em dois grupos de cinco times. No grupo Norte estão os times do Linhares, Real Noroeste, Rio Branco, São Mateus e o Sport-ES. Já o Sul, vem com Atlético-ES, Desportiva, Doze, Espírito Santo e o Estrela do Norte.

E pode ir se preparando porque nesta quinta (28), o jogo de abertura é entre Estrela e Atlético-ES, no estádio do Sumaré, às 19h30. No mesmo dia, o atual campeão Rio Branco e o Linhares, às 20h15, no estádio do Engenheiro Araripe.

Em jogo único na sexta (29), acontece um confronto “antigo” de dois conhecidos: Espírito Santo e Doze. Ambos subiram juntos da Série B 2015 para a elite este ano. O jogo acontece no Engenheiro Araripe, às 20h15.

E no último jogo da primeira rodada, o Real Noroeste recebe o São Mateus em Águia Branca, às 16h, em jogo que acontece no sábado (30).

Regulamento

A primeira fase da competição vai acontecer em 10 rodadas, com jogos de ida e volta. Os três melhores de cada grupo vão se classificar para o hexagonal final e com jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados vão se enfrentar na grande final, que também acontece em dois jogos.

Já os dois piores de cada grupo se enfrentam no quadrangular com ida e volta, e desse resultado, os dois piores serão os rebaixados para a Série B em 2017.

Em caso de igualdade na pontuação são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.

História

O time que até hoje mais conquistou o campeonato capixaba na história é o Rio Branco com 37 títulos, seguido da Desportiva, com 17 e o Vitória, com 9. O time do Serra que está voltando suas atividades em 2016 tem 6 títulos. Esta será a edição número 100 do campeonato.

Vale lembrar que o Serra F. C irá disputar a Série B este ano.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás