Categories: Amar é o Bicho

Cão Kodar é o parceiro de jornada de trabalho de inspetor penitenciário no CDP do Queimado

O animal está em treinamento, mas anda livremente com seu tutor pela área externa do complexo penitenciário. Foto: Divulgação

Todas as manhãs, o inspetor penitenciário Hélio Mota de Souza prepara seu amigo de quatro patas para acompanhá-lo em sua atividade no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), que fica no distrito de Queimado, região rural do município. O cão Kodar, da raça American Bully, tem apenas cinco meses, mas já está sendo treinado para ações de intervenção na unidade prisional.

Mota conta com a ajuda da também inspetora Aline Sanches Destefani para desenvolver as técnicas de adestramento. A inspetora Sanches, idealizadora do Grupo de Operações com Cães da Diretoria de Operações Táticas da Sejus (GOC/DOT), trabalha com adestramento desde 2006 e desde então concluiu diversos cursos de especialização na área, dentre eles o de Cinotecnia avançada, ministrado pela Administração Penitenciária de São Paulo. Atualmente, ela está localizada no CDPS e integra parte da equipe de inspetores.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), alguns testes estão sendo aplicado no cão Kodar. Os testes ajudam a verificar o potencial dele para ações de guarda e proteção, que é quando um cão guarda um ambiente ou faz a guarda na guia com o condutor durante patrulha ou contenção. Kodar tem evoluído bem no treinamento inicial junto ao dono, mas como o cão ainda é um filhote, há vários fatores a serem considerados até atingir a maturidade.

Até que o animal esteja treinado, ainda há um longo caminho pela frente. O treinamento dura, em média, um ano até que o cão esteja pronto para as atividades operacionais. Até lá, Kodar corre livremente pela área externa da unidade prisional e cumpre o horário de trabalho do seu dono e amigo até o retorno para casa. “O Kodar é como um filho para mim. Me acompanha todos os dias na ida e volta ao trabalho. Sou responsável pelos internos da manutenção e que trabalham na horta da unidade. Os presos também ajudam no cuidado com os cães, pois também mantemos o Pitt Bull Tás, de três anos, na unidade”, diz Mota por meio da assessoria de Sejus.

O diretor do CDPS, Claudio Nienke, ressalta que os animais, independente do resultado do treinamento, tornam o dia a dia na unidade mais humano.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

14 minutos atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

7 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

9 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

10 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

11 horas atrás