Amar é o Bicho

Cão Berga é melhor amigo da polícia de trânsito em Manguinhos

Berga entre os policiais do Posto de Trânsito de Manguinhos. Foto: Fábio Barcelos

De visitante das latas de lixo a mascote oficial. Essa é a história do cachorro Berga, que se tornou o melhor amigo dos policiais que trabalham no Posto de Trânsito de Manguinhos, na Serra.

O animal sem raça definida chegou ao posto policial há cerca de um ano e meio e recebeu esse nome em homenagem a um oficial que trabalhou no local, mas foi transferido para outra cidade. Quem conta a história é o sargento Duarte, que trabalha no Batalhão de Polícia de Trânsito Estadual há 26 anos.

Segundo ele, muitos animais passam pela rodovia ES 010, mas esse cãozinho em específico ficou. “Tinha um policial que trabalhava aqui no posto e comia muito. O nome de guerra dele era Bergamin. Ele foi transferido para Linhares e apelidamos o cachorro de Berga”, detalha Duarte.

Berga apareceu no posto visitando as latas de lixo. “Fomos dando carinho e comida, e ele está conosco até os dias de hoje”.

O sargento conta que o animal é muito querido pelos cerca de quinze policiais que se revezam no trabalho do posto rodoviário. “O Berga é bem aceito por todos. Temos um carinho bem bonito por ele. Mas o cachorro tem uma caída pelo sargento Carlos, pois é o que mais cuida dele. Inclusive, já conhece o carro quando está chegando para trabalhar”, conta.

Berga tem até uma casinha improvisada pelo Cabo Thomé. “O local está em reforma, então ele improvisou uma casinha com tábuas. Mas ele não fica, quer ficar somente na porta perto da gente”, relata Duarte, enfatizando que a convivência entre trabalhadores e animal é harmoniosa e regada de carinho e respeito.

Duarte conta que Berga faz parte até dos momentos das blitze. “Quando abordamos veículos em frente ao posto, o Berga vai atrás também. Às vezes, precisa estar brigando com ele. Outra coisa que ele faz, e que aprendeu sozinho, é uivar igual às sirenes de ambulância. Basta passar uma sirene do Samu ligada que ele dispara a imitar o barulho”.

Fuga atrás de namorada

Berga já deu um susto nos policiais do posto. Certa vez, fugiu e foi encontrado em Vila Nova de Colares. “Foi atrás de cadela no cio, pois não é castrado ainda. Mas é sadio, feliz e muito bem cuidado aqui. Quando o achamos e ele nos viu, foi só abrir a porta da viatura que ele pulou para dentro de alegria”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

15 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

17 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

17 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

17 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

20 horas atrás