Categories: Arquivo

Câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, diz instituto

Segundo o Inca, a estimativa da doença subiu de 61.200 novos casos em 2016, para 68.220 em 2018. Foto: Reprodução Google

O câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o órgão, a estimativa da doença subiu de 61.200 novos casos em 2016, para 68.220 em 2018.

De acordo com a oncologista da Unimed Vitória, Caroline Tres, o diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir bons resultados no tratamento. A chance de cura chega a 90%. O câncer de próstata é silencioso e mais comum entre homens acima de 65 anos.

“Nas fases iniciais, a doença não apresenta sintomas e, por isso, muitos homens demoram a buscar ajuda. A maior parte desses tumores leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Por esse motivo, muitos homens desconhecem que têm o problema”, afirma o urologista do Hospital Metropolitano, Carlos Chagas.

Segundo o urologista, por apresentar crescimento lento e “silencioso”, é recomendado iniciar os exames que ajudam a identificar o câncer na próstata a partir dos 50 anos de idade, aumentando, assim, a possibilidade de detecção precoce, tratamento efetivo e cura.

“A partir dos 50 anos, a consulta periódica ao urologista deve fazer parte da rotina do paciente, tendo em vista que este é um tipo de câncer que costuma ter manifestações clínicas em uma fase avançada, o que aumenta a taxa de mortalidade”, explica Chagas.

A oncologista Caroline Tres ressalta que é muito importante, ficar atento a alguns sinais. “Entre os sintomas do câncer de próstata, podem estar alterações na urina e dificuldades de manter a ereção”, pontua.

Para conscientizar sobre a importância da prevenção, foi lançada a campanha Novembro Azul, em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que desde 2008 promove iniciativas relacionadas a cuidados com a saúde.

A oncologista destaca que, entre as medidas preventivas, além dos exames periódicos, estão preservar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o cigarro.

O tratamento do câncer de próstata é realizado de acordo com o estágio da doença, sendo por cirurgia (o mais utilizado, em que normalmente se retira toda a próstata); radioterapia (usada nos casos em que a cirurgia é contraindicada); e o hormonal (usado para controlar a produção de hormônios que promovem o desenvolvimento da doença).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

18 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

23 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

23 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

23 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

24 horas atrás