Categories: Amar é o Bicho

Câncer de mama em cadelas: saiba como identificar

Assim como mulheres, as cadelas também podem desenvolver nódulos nas mamas que podem ou não ser malignos (câncer). Saber identificar e procurar ajuda médica veterinária o quanto antes é a diferença entre a vida e a morte da sua pet.

As mulheres possuem duas mamas (seios)  e naturalmente são mais volumosos que a das cadelas. Cadelas possuem de 8 a 10 mamas e  não possuem as mamas tão volumosas quanto a das mulheres, mas assim como em seres humanos do sexo feminino possuem glândulas mamárias que tem a função da produção de leite para amamentar a prole (filhos).

Cada cadeia mamária da cadela (todas as mamas do lado direito e todas as mamas do lado esquerdo) são interligadas, ou seja, são várias glândulas que são conectadas entre si. Essas mamas estão por toda a barriga de sua cadelinha, iniciando próximo ao coração e terminando na região iguinal (próximo a vulva).

Para identificar as mamas de sua pet vire a de barriga pra cima e passe a mão por toda a barriga, você sentirá protuberâncias que variam de tamanho conforme o tamanho e peso do animal. Essas protuberâncias são os mamilos, por onde é ejetado o leite quando a cadela tem os filhotes.

Perceber nódulos nas mamas, quando os mesmos são pequenos não é tão fácil quanto parece, e dificulta mais ainda quando a cadela está acima do peso e/ou possui muito pelo, nestes casos é preciso ser bem minucioso para conseguir fazer o exame de mama corretamente.

Para fazer o exame vá apalpando toda a barriguinha da cadelinha, fazendo leve pressão para conseguir identificar bem ou não a presença de nódulos. Siga a cadeia iniciando pelas mamas torácicas (próximo ao coração) e terminando nas mamas iguinais (próximo à vulva). Após terminar um lado todo (uma cadeia) repita o mesmo na cadeia lateral. Não tenha pressa e aja como se estivesse fazendo carinho na peludinha, assim ela se estressará menos e você não correrá o risco de deixar passar nenhuma mama.

Caso perceba algum nódulo por menor que seja, procure o médico veterinário de sua confiança para uma avaliação, quanto antes iniciar o protocolo terapêutico correto maiores as chances de cura.

Lembrando que cadelas não castradas, que fazem uso de anticoncepcionais  e com mais de  6 anos, tem maiores chances de desenvolver câncer de mama.  E sabem aquela história de que se deixar a cadela cruzar uma vez ela não vai desenvolver câncer? Então… Lamento informar que é puro mito.

Realize o exame de mama em sua cadela mensalmente e em caso de dúvidas procure assistência médico veterinária.

Por Dra. Patricia Ribeiro de Oliveira – Pós graduanda em Endocrinologia de Cães e Gatos e médica veterinária da Climev Laranjeiras.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás