Categories: Mestre Álvaro

Campanha rumo ao Anchieta

Yuri Scardini

O Prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) já fixou como objetivo o Palácio Anchieta. Propósito mais do que justo, uma vez que administra pela terceira vez a maior cidade do Espírito Santo. Entre coisas que Audifax terá que romper está esse paradoxo entre a grandeza econômica e populacional da Serra, mas que nunca redundou em liderança política estadual.

No meio do caminho para o Anchieta, tem também sua sucessão na Serra em 2020, cláusula importante para chegar em 2022 com condição de se estabelecer como uma força significativa no tabuleiro político estadual. Porém, alguns contextos são favoráveis para Audifax sonhar com a cadeira de governador.

O prefeito busca polarizar com o governador Renato Casagrande (PSB), e o motivo está no vácuo de liderança antagônica deixada pelo declínio político do ex-governador Paulo Hartung (sem partido). Objetivamente, na ausência de Hartung como antítese à Casagrande, imaginava-se que o deputado Carlos Manato (PSL) assumiria a condição, mas não há sinais de que isso vá ocorrer. Audifax viu aí uma oportunidade.

Ao jogar o deputado Bruno Lamas (PSB) para escanteio na sua linha de sucessão e liderar esse movimento de prefeitos que reivindicam os convênios firmados com Hartung, Audifax inaugura seu movimento de contrapeso à Casagrande. Surfando no vácuo de oposição, o prefeito aposta que o Governo de Casagrande não será popular. Assim como foi com Hartung, que nem sequer conseguiu colocar um sucessor na disputa eleitoral.

Medidas de austeridade fiscal, contexto político nacional polarizado e imprevisível, aumento da pobreza, desemprego ainda sangrando, violência, possível retorno de períodos de secas, entre outras tendências devem impor à Casagrande muito desgaste ao longo dos próximos quatro anos. Como o eleitor,às vezes, não separa alho de bugalho, Casagrande é a vidraça da vez no ES e Audifax quer estar com o estilingue na mão. Agora, o que o prefeito precisa é estar colado a um projeto nacional de expressão eleitoral, pré-requisito para se colocar na disputa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

8 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

8 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás