Categories: Arquivo

Câmeras vigiam ruas e praças em 74 bairros

Na Serra, pelo menos 74 bairros possuem câmeras ligadas a Central de Videomonitoramento pública. Foto: Divulgação / PMS

Clarice Poltronieri

Uma das ‘armas’ utilizadas contra a violência que tem ganhado espaço no setor público e privado são os sistemas de videomonitoramento. Na Serra, pelo menos 74 bairros possuem câmeras ligadas a Central de Videomonitoramento pública, que funciona 24h no Pró- Cidadão, em Portal de Jacaraípe, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Atualmente 127 câmeras de vídeo estão em funcionamento com o objetivo de inibir roubos, tráfico e uso de drogas, além de auxiliar o combate e prevenção ao descarte irregular de entulhos e invasões de áreas de preservação, práticas frequentes no município.

Para isso estão localizadas estrategicamente, considerando os dados do Mapa do Crime. Em boa parte dos bairros, a localização fica na avenida principal, em praças e pontos turísticos.

Nestes bairros, por exemplo, as câmeras são posicionadas na avenida principal, ponto de grande circulação de pessoas, especialmente por conta do comércio: em Jacaraípe, na Abdo Saad; Bairro de Fátima e Hélio Ferraz, na José Rato; Carapina, na Alceu Ribeiro; e Barcelona, na Av. Região Sudeste.

Há outros bairros em que câmeras foram instaladas além das avenidas principais, como por exemplo, Laranjeiras que tem na praça José Gomes da Motta, na Norte-Sul, próximo ao shopping, na avenida Central e na Av. Eudes Scherrer.

Serra-Sede, além de algumas ruas, também possui câmeras próximo à prefeitura, à Igreja Matriz, à praça Chico Prego, à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)  e à praça João Miguel, próximo ao posto  de saúde. Nova Almeida também recebeu na Praça dos Pescadores, Igreja Reis Magos, ES-010 e avenida principal. As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura.

As imagens das câmeras são monitoradas por 30 policiais militares que atuam em regime de escala. Em caso de crimes ou atitudes suspeitas, os operadores acionam a Polícia Militar para ir até o local. Também pode ocorrer o envio das imagens para a Polícia Civil, caso seja necessário apurar algum crime.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

29 minutos atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

1 hora atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

1 hora atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

2 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

2 horas atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

2 horas atrás