Categories: Meio Ambiente

Câmera flagra gato-mourisco rondando mata do Mestre Álvaro

O gato-mourisco foi flagrado por uma câmera trap. Foto: Divulgação Guardiões do Mestre

Cachorro do mato, mão pelada, paca, tatu, gambá, jaguatirica, jacupemba, coruja, e até um gato-mourisco.  Essas são algumas das  espécies que habitam o Mestre Álvaro, que é uma Área de Proteção Ambiental com 2.389 hectares de área e 833 metros de altitude no ponto mais elevado. 

Os flagras são feitos por uma câmera trap instalada pelos ambientalistas dos Guardiões do Mestre. Há cerca de dois anos, os ativistas iniciaram o monitoramento dos animais na montanha e de lá para cá, muitas foram as surpresas reveladas pela imagens capturadas.

“Sempre vemos muitos animais, mas na terça-feira (16), quando trocamos o cartão de memória, vimos um animal que não aparecia há tempos: o gato mourisco, ficamos surpresos com a revelação e felizes com a presença dele na Apa, queríamos muito ter imagem dele e agora temos”, destaca Junior Nass, que faz parte do grupo Guardiões.

Junior Nass conta que o gato-mourisco, eirá, gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá-preto é um mamífero carnívoro da família dos felídeos nativo do sul da América do norte passando por todo o Brasil até ao norte da Argentina.  Jaguarundis são principalmente diurnos, e apesar de se sentirem confortáveis em cima das árvores, preferem caçar no chão. “Eles comem praticamente qualquer animal pequeno que consigam capturar, com uma preferência por roedores, pequenos répteis, e aves. Eles também já foram registrados matando presas maiores como coelhos e gambás; presas mais incomuns incluem peixes e saguis. Como muitos outros felinos, eles também incluem uma pequena quantidade de vegetação e artrópodes em suas dietas”, explica.

Palestras educativas

Além do monitoramento das  espécies que vivem no Mestre Álvaro, o Guardiões também fazem palestras ambientais educativas em escolas. O agendamento pode ser feito pelo telefone 27 99631-2337.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

3 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

3 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

3 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

4 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

4 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

4 horas atrás