Câmera flagra gato-mourisco rondando mata do Mestre Álvaro | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 17 de julho de 2019 às 11:03

Câmera flagra gato-mourisco rondando mata do Mestre Álvaro

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

O gato-mourisco foi flagrado por uma câmera trap. Foto: Divulgação Guardiões do Mestre

Cachorro do mato, mão pelada, paca, tatu, gambá, jaguatirica, jacupemba, coruja, e até um gato-mourisco.  Essas são algumas das  espécies que habitam o Mestre Álvaro, que é uma Área de Proteção Ambiental com 2.389 hectares de área e 833 metros de altitude no ponto mais elevado. 

Os flagras são feitos por uma câmera trap instalada pelos ambientalistas dos Guardiões do Mestre. Há cerca de dois anos, os ativistas iniciaram o monitoramento dos animais na montanha e de lá para cá, muitas foram as surpresas reveladas pela imagens capturadas.

“Sempre vemos muitos animais, mas na terça-feira (16), quando trocamos o cartão de memória, vimos um animal que não aparecia há tempos: o gato mourisco, ficamos surpresos com a revelação e felizes com a presença dele na Apa, queríamos muito ter imagem dele e agora temos”, destaca Junior Nass, que faz parte do grupo Guardiões.

Junior Nass conta que o gato-mourisco, eirá, gato-preto, raposa-de-gato, onça-de-bode e maracajá-preto é um mamífero carnívoro da família dos felídeos nativo do sul da América do norte passando por todo o Brasil até ao norte da Argentina.  Jaguarundis são principalmente diurnos, e apesar de se sentirem confortáveis em cima das árvores, preferem caçar no chão. “Eles comem praticamente qualquer animal pequeno que consigam capturar, com uma preferência por roedores, pequenos répteis, e aves. Eles também já foram registrados matando presas maiores como coelhos e gambás; presas mais incomuns incluem peixes e saguis. Como muitos outros felinos, eles também incluem uma pequena quantidade de vegetação e artrópodes em suas dietas”, explica.

Palestras educativas

Além do monitoramento das  espécies que vivem no Mestre Álvaro, o Guardiões também fazem palestras ambientais educativas em escolas. O agendamento pode ser feito pelo telefone 27 99631-2337.




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por