Categories: Notícias

Câmara não quer aumentar número de vereadores

Com a aproximação das eleições, vereadores temem que projeto que aumenta número de cadeiras seja impopular. Foto: Arquivo TN / Fábio Barcelos

Por Conceição Nascimento

De acordo com a Constituição federal, municípios entre 450 a 600 mil habitantes – que é o caso da Serra – podem eleger 25 vereadores, atualmente a cidade conta com 23 cadeiras. Se essa norma for aprovada, na prática, será necessário menos votos para ser eleito, o que mudaria o tabuleiro eleitoral para 2016.

O advogado e consultor político Pablo Andrade, explica que com a mudança o coeficiente eleitoral – o número base para partidos elegerem os candidatos –  cairia, pois é uma relação de votos válidos dividido pelo número de cadeiras na câmara, beneficiando as maiores bancadas da Casa, PMDB, PT e Rede.

Mas o que se vê nos bastidores da Câmara é que a proposta deve encontrar resistência, pois, em tempos de crise econômica e aproximação do período eleitoral, esta medida seria tida como impopular.

Para a presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura (PSD), “acho que 23 é o número ideal, cobre todo o município e as demandas das comunidades. Hoje votaria contra”.

O vereador Aldair Xavier (PTB), defende a redução de vagas “Dezenove vereadores seria um número razoável”.

Outro que se posiciona contrário é Nacib Haddad (PDT). “Sou totalmente contrário. Mesmo que o orçamento da Câmara seja o mesmo, as despesas vão aumentar o que reduziria a possibilidade de devolução do valor excedente à prefeitura”

O líder da bancada do PMDB, Luiz Carlos Moreira faz coro com o posicionamento de Haddad, e classifica a medida como “tapar sol com peneira”.

O vereador petista Sebastião Sabino diz que votaria contra, “em função da economia e da credibilidade, esse projeto não soa bem”

Para que esse o projeto de emenda entre seja aprovado, dependeria de 2/3 de vereadores, ou seja, 16 votos.

Além da Câmara, o projeto de emenda que aumenta o número de vereadores, pode ser iniciado pelo prefeito Audifax (Rede). Até o final do fechamento desta edição, não foi possível o contato com Barcelos.

 

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

15 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

16 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

16 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

17 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

18 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

19 horas atrás