Categories: Política

Câmara da Serra ensaia aproximação com o prefeito Audifax Barcelos

Vereadores de oposição ensaiam um segundo semestre mais harmônico

A Câmara da Serra é presidida pela vereadora Neidia Maura (sem partido). Foto: Conceição Nascimento

Por Conceição Nascimento

Após um cabo de guerra que se estendeu por sete meses, a relação entre a Câmara da Serra e o prefeito Audifax Barcelos (PSB) parece estar a caminho de uma calmaria. Prova disso foi a sessão da última quarta-feira (5), quando foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação na Casa desde abril. Outra matéria que aguardava votação era a que cria a Guarda Municipal, também aprovada pelos vereadores após cinco meses de chegada ao Legislativo. A Câmara é presidida pela vereadora Neidia Maura (sem partido).
A paz que reina no plenário, apelidada nos bastidores de ‘bandeira branca da presidente’ é resultado de um entendimento entre os vereadores na última quarta-feira (5), minutos antes da sessão, quando o líder do prefeito na Câmara, vereador Luiz Carlos Moreira, convocou os colegas a para uma ‘agenda positiva’.
“No pacote de ações propus trazer autoridades como a senadora Rose de Freitas (PMDB) e os deputados estadual, Enivaldo dos Anjos (PSD) e federal Lelo Coimbra (PMDB), presidente estadual da legenda, para uma agenda com a Casa. Além disso, sugeri um diálogo com o Executivo, debatendo e votando temas de interesse da população”, listou Moreira.
Com a proposta de desempenhar um trabalho voltado à população, a presidente Neidia Maura garantiu que não se reuniu com o prefeito recentemente, e que a decisão foi tomada em consenso com os colegas de plenário.
“Desde o início do meu mandato como presidente falei sobre uma atuação de harmonia entre os poderes. Vamos trabalhar em prol da população, que espera muito de nós. Sou a presidente dos 22 vereadores e vamos trabalhar juntos”, contou Neidia.
A desarmonia
O embate entre parte dos vereadores da Serra e o prefeito Audifax Barcelos teve início em janeiro, quando a nova Mesa Diretora assumiu o comando da Câmara. A eleição da nova presidente, Neidia Maura, foi questionada na Justiça por um grupo de vereadores ligado ao prefeito.
Os desentendimentos foram se avolumando após um racha na Câmara que, de um lado tinha vereadores ligados ao atual prefeito e, do outro, um grupo mais próximo do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Em função desta divisão, alguns projetos do Executivo eram alvo de questionamentos pelos vereadores, e o prazo regimental para votação esticado.
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

2 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

4 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

4 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

4 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

5 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

5 horas atrás