Categories: Política

Câmara da Serra aprova mais duas comissões contra Audifax

Com isso, sobe para quatro o número de comissões processantes para apurar supostas irregularidades fiscais durante o exercício 2016

Câmara da Serra não decretou ponto facultativo para esta segunda e terça-feira
Foto: Gabriel Almeida

Enquanto a administração municipal decretou ponto facultativo, em função do feriado de 1 de maio, vereadores da Serra aprovaram nesta segunda-feira (29), durante sessão, a abertura de mais duas comissões processantes. Os colegiados, que agora totalizam 4, têm por objetivo investigar supostas irregularidades administrativas do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), durante o exercício fiscal de 2016.

As comissões estão fundamentadas em uma denúncia do motorista Daniel Ribeiro Luz. A denúncia foi desdobrada em oito atos considerados ilícitos e que servem como base para a abertura das comissões. Os colegiados terão 60 dias para concluir os trabalhos, que podem resultar na cassação do mandato do prefeito.

Segundo o denunciante, os atos teriam sido praticados durante o exercício financeiro 2016, quando o prefeito teria feito abertura de crédito adicional utilizando fonte de recurso sem lastro financeiro, provocando desequilíbrio nas contas públicas. Na prestação de contas, o denunciante aponta a ausência de controle das fontes de recursos evidenciadas no demonstrativo Superavit/Deficit encaminhado em anexo; apuração do déficit financeiro, evidenciando desequilíbrio das contas públicas. Ainda consta a contração de despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato sem disponibilidade para pagamento; realização de despesa orçamentária sem prévio empenho; omissão das informações contratuais no demonstrativo restos a pagar a ausência de medidas administrativas que viabilizassem a emissão do parecer do controle interno sobre a prestação de contas anual. 

Uma vez notificado, o prefeito tem prazo de dez dias para apresentar defesa. Cada comissão é formada por três vereadores, e a conclusão dos trabalhos está prevista para 60 dias após a instalação de cada comissão. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás