26.1 C
Serra
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Câmara, Audifax e Vidigal – Leia o editorial do Tempo Novo

Leia também

Músico grava CD gospel e faz shows para ajudar esposa com doença degenerativa

Dias 7 e 8 de fevereiro vai ter Verão com Jesus Serra, em Jacaraípe e uma das atrações será...

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Faltando 12 dias para o recesso legislativo, a Câmara da Serra segue batendo cabeça com a Prefeitura a respeito do Orçamento de 2020. Isso acontece ainda na ressaca da crise institucional que marcou a relação entre ambos os poderes durante o ano. Aparentemente, dois gargalos precisam ser negociados: as emendas impositivas e o percentual de remanejamento.

Diferente do que ocorreu no início do ano, não há um movimento estruturado em torno de um bloco de oposição. O que há, aparentemente, são questionamentos dentro de uma relação constitucional entre os poderes. Mas quando se trata de Câmara vs. Audifax, já acendeu um sinal amarelo no meio político da Serra.

O grupo de oposição que tentou cassar o prefeito entre abril e junho (quando foi costurada uma “trégua”) foi fragmentado e coincide com a perda de liderança interna do presidente Rodrigo Caldeira (Rede). Vereadores como Roberto Catirica (Podemos), Raposão (PSDB) e Stefano Andrade (Podemos), por exemplo, já fizeram um caminho rumo ao centro entre os polos de combate.

Na prática, os que ficaram são vereadores ligados, em alguma medida, ao ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), como Aílton Rodrigues (PSC), Aécio Leite (PT) e Basílio da Saúde. Ocorre que estes remanescentes mantêm domínio do processo legislativo por meio das comissões, e é por lá que a coisa acontece.

Apesar da citação de Vidigal, vale destacar que ainda carece de indícios objetivos que o ex-prefeito esteja se movimentando nesse sentido, mas é inegável que é um elemento comum entre aqueles que se mantêm numa relação de oposição orgânica a Audifax, o que faz sentido, tendo em vista que Vidigal já está em pré-campanha escancarada pela cidade.

De qualquer forma, vereadores querem emendas impositivas (no valor de 500 mil cada) para dar um up em suas bases eleitorais e, também, querem diminuir o percentual (de 25% para 5%) de remanejamento orçamentário para deixar Audifax ‘refém’ da Câmara para organizar a máquina pública.

O bastidor da demora em criar consenso em torno do Orçamento é a eleição de 2020. E isso se replica também no que tange a esse ‘foco de crise’ na licitação de R$ 370 milhões da gestão do lixo, contra a qual vereadores ameaçam entrar na Justiça a fim de barrar o processo. E sem se esquecer de citar o PDM, do qual dizem que Caldeira cuida pessoalmente, mas que ainda há incertezas sobre a viabilidade de sair ou não.

Comentários

Mais notícias

Mais de 150 vagas para auxiliar de limpeza no Sine da Serra

Nesta quarta-feira (28), estarão abertas 266 vagas para profissionais que possuem apenas o ensino fundamental e moram, atualmente, na Serra. Destas chances, 155 são...

Serra joga em casa no sábado em busca da primeira vitória no Capixabão

O Serra empatou com o Real Noroeste em Águia Branca e agora segue para o segundo jogo da primeira fase do Campeonato Capixaba contra...

Erosão avança, destrói ruas e preocupa moradores em Manguinhos

A beleza de uma das principais praias da Serra, Manguinhos, está dando lugar para crateras gigantes. A causa disso tudo são as fortes ondas...

Instituto alerta para risco de mais chuva forte no ES

Pode chover forte nas cidades capixabas, incluindo a Serra, durante a tarde e noite desta terça-feira (28). O alerta é do Climatempo. De acordo...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem