Câmara aprova doação de área para ampliação do Centro de Triagem de Animais Silvestres

0
Câmara aprova doação de área para ampliação do Centro de Triagem de Animais Silvestres
Animais encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que pertence ao Ibama e está localizado em Barcelona. Foto: Divulgação

Sob o argumento de manter na Serra a sede do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), a Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (01) o Projeto de Lei 126/2019, que autoriza a prefeitura a desafetar e doar duas áreas no Loteamento Granas Novas, em Barcelona, para ampliação da sede do órgão, vinculado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

A área doada tem 11.200 metros quadrados e está situada em uma reserva florestal que tem 837.602.87 metros quadrados. 

A matéria é assinada pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) e foi votada em regime de urgência especial, em duas sessões. Segundo informações do vereador Ailton Rodrigues (PSC), a votação foi antecipada porque havia o risco de a sede do órgão ser transferida para Cariacica e esta foi a forma encontrada para que permanecesse na Serra. “O espaço para abrigo dos animais será ampliado, com a criação de novos e mais espaçosos viveiros. Além disso, aproximadamente 40 empregos serão gerados”, disse o vereador.

Cetas são unidades de manejo de animais silvestres apreendidos em ações fiscalizatórias, resgate ou entregas voluntária de particulares. No local os animais são identificados, marcados, recuperados e reabilitados a fim de serem devolvidos à natureza. Nestes locais também são desenvolvidas pesquisas científicas, ensino e extensão.  

Comentários
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.