Categories: Política

Bruno Lamas presta contas da Setades: “Nossa missão é superar a extrema pobreza”

Lamas foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018 e assumiu a Setades em fevereiro deste ano. Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas (PSB) prestou contas do primeiro semestre das ações da pasta à Comissão de Assistência Social da Assembleia nesta quarta-feira (26) no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro.

Bruno Lamas assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) em fevereiro deste ano apontando como um de seus desafios a redução da pobreza no Espírito Santo.

Durante a audiência, o secretário frisou que o objetivo da Setades é vencer a extrema pobreza. “Nossa missão é superar a extrema pobreza no ES. Nós temos 145 mil famílias vivendo nessa condição com média de R$ 109 por pessoa”.

O secretário defendeu as políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Bolsa Capixaba, segundo ele, este tipo de política visa dar dignidade a pessoas que não tem renda. “Vamos mudar a vida das pessoas através da geração de renda, trabalho e oportunidade; o que estamos fazendo (ao falar dos programas de transferência de renda) é retirar essas pessoas dessa situação de extrema pobreza”.

Além disso, ele disse que a Setades vai se debruçar sobre políticas para a primeira infância (0-6 anos). “A primeira infância é nossa paixão, é nessa fase da vida que a personalidade da pessoas é formada”. Ele também citou projetos de saúde alimentar, agricultura familiar e segurança hídrica por meio da construção de cisternas. “Só em São Mateus temos a previsão da construção de mais de 500 cisternas”, disse ele.

Segundo o secretário, um dos “passivos” que foi herdado da gestão passada (Paulo Hartung) refere-se a 1560 processos “debruçados em cima de uma mesa”, que datam de 2002 em diante. “Vida que segue, montamos uma força tarefa para equalizar esse número e estamos avançando”.

No campo da geração de emprego, Bruno citou a criação de um Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhado que deve ser encaminhado à Assembleia em breve. “Vai melhorar o serviço de capacitação e qualificação no Estado, com a estruturação dos sines que fazem a intermediação de quem quer emprego e as empresas que ter vagas para oferecer”, citou.

Dentro do mesmo contexto, Bruno Lamas mencionou a oferta de cursos profissionalizantes. Segundo o secretário, está em sendo elaborado um plano em parceria com Secretária de Ciência e Tecnologia para desenvolver cursos profissionalizantes específicos para o público do Cadastro Único: “São para pessoas em situação de extrema pobreza; se queremos tirar esses indivíduos dessa condição, temos que dar emprego para elas e para isso, vamos qualificá-las com dignidade”. 

Em suas redes sociais o Bruno elencou ações que estão sendo tocadas pela secretária: “Abordaremos assuntos importantes como a organização dos municípios para o pagamento do repasse do cofinanciamento do Fundo Estadual da Assistência Social; os avanços do Programa Criança Feliz; Bolsa Capixaba entre outras ações”.

E completou: “A Assistência Social é um compromisso do governador Casagrande e uma missão que a mim confiou, a qual exerço com grande carinho, trabalho e responsabilidade.”

Compete à pasta formular, coordenar, planejar, articular e executar as políticas públicas voltadas para assistência social, segurança alimentar e nutricional, trabalho, emprego e geração de renda; operacionalizar os recursos do Fundo de Assistência Social (Feas) e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza  (Funcop).

A Comissão de Assistência Social é presidida pelo deputado Adilson Espíndula (PTB) e tem como vice-presidente o deputado Doutor Hércules (MDB).

Licença

Lamas foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018 e assumiu a Setades em fevereiro deste ano. Segundo a Constituição Estadual, em seu artigo 54, o deputado estadual investido no cargo de secretário de Estado não perde o mandato. Já o artigo 292 do Regimento Interno da Casa define que, nesses casos, o parlamentar deve pedir licença da Assembleia Legislativa (Ales).

Tags: bruno lamas
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

2 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

7 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

24 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás