Categories: Notícias

BR 101 tem aumento de quase 40% nas mortes

No dia 22 de junho, carreta com granito bateu de frente com ônibus, causando 23 mortes. Acidente em Guarapari foi o pior da história do ES. Foto Divulgação

Clarice Poltronieri

As mortes por acidentes de trânsito no trecho capixaba da BR 101 tiveram aumento de 38,33% no 1º semestre de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016. Os dados são do relatório semestral da Polícia Rodoviária Federal do ES, divulgado na última terça (15) apontando todos os acidentes em vias federais no estado entre janeiro e junho deste ano.

Se consideradas todas as vias federais que cortam o estado, o aumento no número de mortos foi de 9,78% – de 92, em 2016, para 101 neste ano. Dessas, sete vítimas foram no trecho de 39 km em que a via corta o município da Serra.

As mortes no município só não foram maiores que nos trechos de Guarapari e Linhares. Em Ibiraçu e Sooretama também foram sete vítimas fatais. Em outros municípios cortados pela BR 101 onde houve mortes o número variou de um a quatro.

Apesar do aumento no número de vítimas fatais, os acidentes na BR 101 reduziram 6,21%. Foram 1.142 casos nos sete primeiros meses de 2016 contra 1.071 este ano. 

O ano de 2017 foi marcado pelo maior acidente registrado na história do estado, envolvendo uma carreta de granito, duas ambulâncias e um ônibus de viagem, no município de Guarapari. O desastre matou 23 pessoas e aconteceu num trecho que já deveria estar duplicado pela concessionária Eco 101, responsável por administrar a via desde 2013.

A empresa cobra pedágio desde maio de 2014 e a tarifa já foi reajustada em mais de 40% desde então. Mas recentemente a Eco declarou que não irá cumprir o contrato que exige a duplicação da rodovia. A empresa alega problemas de licenciamento ambiental, desapropriações e queda no fluxo de veículos por conta da crise econômica.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás