Categories: Arquivo

Bordadeiras de Novo Horizonte unem forças e ampliam vendas

Os produtos são expostos na praça do bairro e em feiras de economia solidária. Foto: Fábio BarcelosOs produtos são expostos na praça do bairro e em feiras de economia solidária. Foto: Fábio Barcelos
Os produtos são expostos na praça do bairro e em feiras de economia solidária. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Uma história de união que deu certo. É o que se pode dizer de um grupo de seis mulheres do bairro Novo Horizonte, na Serra, que se uniu para costurar e bordar. Batizado como Flor do Litoral, o grupo criou a Associação Bem Viver, que atualmente beneficia cerca de 40 pessoas, entre as trabalhadoras e seus familiares.

“Registramos a associação há cinco anos, mas nosso grupo começou junto há uns 10. A renda ajuda a manter cerca de 40 pessoas, juntando nossas famílias”, explica Maria Aparecida de Castro Vieira, vice-presidente da Associação Bem Viver.

Ela relata que os maridos também ajudam nas feiras e entregas de produtos, além da manutenção do prédio da Associação, que é um espaço cedido pela prefeitura para o trabalho delas e de outros grupos que queiram entrar na Associação, cujo convite está aberto a interessados.

O Flor do Litoral trabalha com bordados à mão em diversos pontos, mas também tem outras frentes. “Além dos bordados, fazemos sublimação, uniformes para empresas e todo tipo de trabalho manual de costura. Estamos produzindo 150 figurinos para uma escola particular de Vitória, pelo terceiro ano consecutivo. No início do ano, costumamos fazer trabalhos para igrejas, particulares, encomendas para aniversários (bonecos)”, diz Maria.

O trabalho da associação é baseado na economia solidária, ou seja, parte do dinheiro arrecadado com as vendas é usado na compra de materiais (30%) e o restante é dividido em partes iguais entre as seis associadas, que são também as responsáveis por tomar todas as decisões.

A arte das bordadeiras também é exposta em feiras de agricultura familiar e economia solidária, inclusive em outros estados. E quem quiser conhecer os trabalhos, a Associação Bem Viver tem uma loja com produtos à venda na praça de Novo Horizonte que abre nas sextas, após às 17h, e sábados, após às 16h. Contatos pelo 99817-1698/99843-4338.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 120 anos do Rotary Club Serra Centenário

Em homenagem aos 120 anos do Rotary Club Serra Centenário, a Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (8) uma sessão…

5 horas atrás

Mural com 30 mil tampinhas revitaliza entorno do histórico Casarão de Carapebus, na Serra

O Eco Mural, utilizou 30 mil tampinhas plásticas e fica na sede do Instituto Goiamun, que fica no mesmo terreno…

11 horas atrás

Supermercados da Serra podem ser obrigados a exibir validade de produtos em promoção

Alimentos vencidos e estragados estavam sendo vendidos em supermercados da Serra. Crédito: Divulgação Após o escândalo envolvendo a venda de…

11 horas atrás

Festival de Cenas Curtas da Serra abre inscrições para artistas e grupos de teatro

O Festival de Cenas Curtas da Serra está em sua terceira edição e já foi realizado em 2021 e 2023…

12 horas atrás

Corpo de homem assassinado na Serra é encontrado 9 dias após o crime em Feu Rosa

Ozonal Honorato Santos, de 36 anos, foi encontrado morto nove dias após o crime na Serra. Crédito: Divulgação O corpo…

12 horas atrás

Mãe e filha levam MPB e brasilidades a bares da Serra no fim de semana

Suzi Martins divide o palco com sua filha Thais em um duo que vem conquistando o público há cerca de…

12 horas atrás