Categories: Mestre Álvaro

Bons agouros culturais

Bruno Lyra

O ano de 2019 começou com bons sinais para a cultura e música na Serra. Um deles, a aparição do menino Jeremias, de 11 anos, que emocionou o Brasil ao interpretar Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha, durante estreia no programa The Voice Kids da TV Globo.  Classificado para as próximas fases do programa, Jeremias é de um dos bairros de maior vulnerabilidade social da Serra: Central Carapina. Lá obteve aulas de música através da Rede Aica, Ong especializada no atendimento a crianças e adolescentes carentes há 20 anos.

E como era de se esperar, políticos da Serra aproveitaram para colar suas imagens à do garoto. Assim fizeram o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), antes aliados, agora ferrenhos adversários.

Outro sinal positivo é o projeto Grave-me, iniciativa do estúdio da Sonorus Produções, pilotado pelo casal morador de Laranjeiras Golias e Sara Engelhardt. Trata-se de um banco de composições inéditas de artistas locais, que fica disponível para músicos e cantores interessados em gravá-las. Um estímulo e tanto para a música local.  

E como não falar do show do mestre da MPB Beto Guedes, que rolou em Manguinhos no último sábado (12). A apresentação do mineiro formado no lendário Clube da Esquina rolou durante o Festival MPB Manguinhos, na área do restaurante Chico Bento.  Uma dádiva para os ouvidos, que já estavam acariciados pelas excelentes apresentações dos capixabas dos grupos Quarto Crescente e Beco 48, que abriram o Festival, realizado pelos moradores da Serra e produtores culturais Assis Borges e Dão Borba.  

Alías, Manguinhos tem tradição em receber ícones da música. Já se apresentaram no charmoso balneário lendas como Toquinho, Lô Borges, Geraldo Azevedo e Boca Livre.  Por isto, mais do que justo que Manguinhos seja o palco para o show de aniversário de 21 anos da banda serrana Black Set, no próximo dia 26 de janeiro.

Idealizada pelo compositor, arranjador, músico, figurinista e empresário de Chácara Parreiral, Romero Mendonça, a Black Set é marca registrada na noite capixaba com som swingado e dançante e que já gravou até com Guilherme Arantes. A noite do aniversário da banda também será no Chico Bento e terá companhia dos capixabas Macucos e Claudio Bocca. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

7 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

12 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

12 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

13 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás