Categories: Esporte

Bocha é tradição e esporte que reúne amigos em bairros da Serra

 

Grupo de amigos se reúne toda quarta-feira para jogar bocha em Bicanga. Foto: Marlon Max

Marlon Max

Tradição no país e também nas praças da Serra, o jogo da bocha é amado por pessoas de diversas faixas etárias. Mas é uma verdadeira mania entre a turma da terceira idade.  Quem joga se reúne com frequência para as partidas.

É o caso do grupo de amigos que pratica religiosamente nas noites das quartas-feiras no clube da Caixa Econômica, em Bicanga, local onde há a única quadra de bocha sintética do Estado. Entre um gole e outro de cerveja e com alguns torcedores ao redor da quadra, os atletas calculam a distância de cada arremesso. O objetivo é se aproximar da bolinha menor e bloquear o adversário que pretende alcançar o mesmo alvo. 

“Pra ser bom nisso aqui a pessoa tem que saber dosar a força do braço pra bola chegar exatamente onde você quer. Não pode ser muito forte e nem fraquinho demais. Tem que ir na medida”, conta Braguinha, um dos praticantes.

Esse é mais um esporte que foi importado da Europa. A bocha veio para o Brasil junto com os imigrantes italianos e caiu no gosto dos brasileiros rapidamente. No Espírito Santo, estado com forte imigração italiana, não podia ter sido diferente. A tradição tem sido passada de pai pra filho.

“Eu jogo há quinze anos, esse é um esporte que a gente aprende na nossa família. Cresci no interior e jogamos a bocha como um lazer”, explica Eudeci Soteli, proprietário de um mercado em Novo Horizonte e que tem presença garantida nas partidas de bocha na praça do bairro.

Quem passa por uma pracinha e observa pessoas idosas jogando Bocha não imagina os benefícios que o esporte proporciona aos praticantes. Na avaliação do educador físico Igor Alcântara, a Bocha exige o suficiente dos praticantes para melhorar a qualidade de vida.

“Qualquer atividade física por mínima que ela seja, gera uma resposta metabólica numa pessoa idosa e sedentária. Um esporte como a bocha trabalha tanto a parte física quanto a cognitiva. É um esporte que necessita de um aparato motor refinado, por se tratar de precisão e ainda estimula o raciocínio lógico. Além disso, aumenta a interatividade com a sociedade por se tratar de um esporte coletivo, possibilitando a esses idosos mais qualidade de vida e longevidade”, esclarece.

Na Serra os principais locais para se jogar bocha são as pracinhas de Porto Canoa, Novo Horizonte, Chácara Parreiral, Bairro de Fátima e Jacaraípe. Além dos jogos amistosos, há competições que são realizadas a nível estadual e nacional.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás