Meio Ambiente

Boa notícia: Temporada de chuvas devolve vigor e volume ao rio que abastece a Serra

Rio Santa Maria perto da captação da Cesan após chuvas: água barrenta. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

As chuvas que caíram no Espírito Santo nas últimas semanas foram suficientes para encher os mananciais que vinham em estado crítico de vazão. Na Serra, o Rio Santa Maria da Vitória é o responsável pelo abastecimento da maior parte da população. No final de setembro, o rio estava com vazão de 2.4 mil litros/segundo, que é abaixo do nível crítico. Agora, na terceira semana de novembro, o rio está com 40 mil litros/segundo.

As informações são do boletim emitido pela Agerh (Agência Estadual de Recursos Hídricos) nesta terça-feira (16). A tendência é que o volume do rio caia nos próximos dias, caso não volte a chover, no entanto, já é um alento para mitigar o cenário preocupante que havia, uma vez que a própria Cesan já tinha afirmando que não descartaria o racionamento de água caso as chuvas não chegassem em grande volume.

Vale ressaltar que o ES ainda está compreendido dentro do perímetro brasileiro que está em situação de seca. Segundo o Monitor de Secas, no Espírito Santo, apesar das chuvas, permanecem as condições de seca fraca no centro-sul e de seca moderada no norte.

Rio Santa Maria e importância para região

O Rio Santa Maria da Vitória nasce no município de Santa Maria de Jetibá, suas águas percorrem 122 quilômetros até desaguar na Baía de Vitória. A área de drenagem da sua bacia hidrográfica é de 1844 km2 e abrange cinco municípios do Estado: Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória.

O Rio é um dos principais mananciais da Grande Vitória. Juntamente com o Rio Jucu, e o Rio Reis Magos, ele é responsável pelo abastecimento de água da GV, já que abastece a parte continental da capital e a maior parte do município da Serra. Além disso, ele é utilizado também nas operações industriais da ArcelorMittal, que é a maior consumidora individual de água da Serra.

Além das águas captadas pela Cesan na região rural da Serra, outra fonte de abastecimento é a Barragem de Rio Bonito, que fica localizada em Santa Maria de Jetibá, há 624 metros de altitude. No auge da crise hídrica de 2016, a hidrelétrica foi desativada e se transformou em uma represa de água para consumo humano.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

52 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás