Blitz do Consumidor reduz dívida de moradora da Serra de R$ 30 mil para R$ 113/mês

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Segundo o idealizador do projeto, deputado Vandinho Leite, a ação visa enfrentar a pandemia sob o perspectiva do consumidor. Foto: Divulgação.
Segundo o idealizador do projeto, deputado Vandinho Leite, a ação visa enfrentar a pandemia sob o perspectiva do consumidor. Foto: Divulgação.

Após procurar ajuda junto ao Procon da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), uma família de Planalto Serrano, na Serra, conseguiu reduzir uma dívida de água, estimada em R$ 38.487,65, em mais de 80% do valor total.

Com o abatimento, o montante passou a ser de R$ 6.919,74, valor que foi parcelado em 60 vezes de R$ 113,00. O débito, no entanto, era referente a faturas que não foram quitadas pelo antigo proprietário do imóvel em que a família reside hoje.

De acordo com os relatos da Maria Regina, responsável por buscar orientações junto ao Procon-Ales, a dívida se arrastava por mais de dez anos, sem qualquer solução, uma vez que todas as tentativas de negociação junto à Cesan não terminaram de forma positiva.

“Buscamos negociar e quitar esses débitos por diversas vezes, mas as condições impostas pela empresa nunca ficavam de acordo com o nosso orçamento. Tentamos ajuda no Procon municipal, aqui da Serra, também sem sucesso”, contou a moradora que, durante o atendimento feito no Procon-Ales, também teve o seu cadastro na tarifa social de água atualizado.

A consumidora fez questão de relatar o sentimento de alívio em ter conseguido chegar a um acordo compatível com a realidade financeira de sua família. “Foi uma verdadeira benção. Sem essa oportunidade, conseguida por meio do Procon-Ales, não teríamos avançado, mais uma vez. Estamos muito felizes que tudo tenha dado certo. Agora, poderemos ter água em casa de novo”, disse, emocionada.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, deputado Vandinho Leite (PSDB), por sua vez, destaca que a Comissão e o Procon-Ales estão à disposição de todos os capixabas na luta pela garantia de seus direitos. “Nossa principal missão é trabalhar para garantir que os consumidores do nosso Estado tenham sempre os seus direitos respeitados”, afirmou.

A população pode buscar atendimento presencial junto ao Procon-Ales, por meio do agendamento feito no site da Assembleia, no seguinte endereço: https://procon.al.es.gov.br/procon; em seguida, basta clicar em “Agenda Fácil” e escolher a hora e a data em que deseja ser atendido.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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