Categories: Economia

‘Bico’ nas praias ajuda  vendedor a tirar um extra

Sebastião Pereira veio de Ipatinga (MG) para trabalhar em Jacaraípe. Foto: Fábio Barcelos

A temporada de verão é uma oportunidade para ganhar um troco a mais e muita gente, moradora da Serra ou não, aproveita a presença dos turistas nas praias do município para aumentar a renda ou mesmo para segurar as contas dos primeiros meses do ano.

Wilquer Cordeiro Batista, de Feu Rosa, é vendedor de milho verde, papa e pamonha no bairro, mas de novembro a março ele trabalha apenas com milho verde nas praias da Serra.

“Há 18 anos sou vendedor, profissão herdada de meu avô que está há 32 anos no ramo e ainda trabalha. Durante o verão só vendo milho verde circulando nas praias, de Carapebus a Manguinhos. Minhas vendas rendem o triplo nesta época do ano”, pontua.

E tem quem trabalha nas férias para complementar a renda da família. É o caso de Maria Eduarda Santana, 15 anos, moradora de Balneário Carapebus, que passa as férias junto com sua tia vendendo churrasquinho e salgados em Manguinhos.

“Todo ano ajudo minha tia nas vendas durante as férias. Tem oito anos que ela vende comida e bebida aqui em Manguinhos no verão, até acabar o carnaval. No resto do ano ela tem o carrinho de churrasquinho no bairro que moramos e também faz eventos”, explica.

Também de Balneário Carapebus, Antônio Silva, o Ceará, diz que durante o ano trabalha como pedreiro e há oito anos vem a Manguinhos no verão ganhar um extra.

“Como não tenho emprego, faço bico de pedreiro e ajudante, mas no verão, até o carnaval, vendo bebidas e alugo cadeira e sombrinha de praia com meu filho. Dá pra manter as contas de casa com o que ganhamos. O forte é no carnaval, mas a gente trabalha quatro dias e noites sem dormir e aí consegue dinheiro para uns dois meses”, revela.

E tem vendedor que vem de fora. É o caso de Sebastião Pereira, de 63 anos, morador de Ipatinga-MG. Ele ficará na Serra até o carnaval e aproveita para vender água de coco e churrasquinho na praia de Jacaraípe.

“A praia está segura, limpa, com muito movimento está dando para fazer um extra”, conclui.   

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

38 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

49 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás