Categories: Divirta-se na Serra

Biblioteca comunitária de Laranjeiras recebe quase 43 mil visitantes por ano

Uma das frequentadoras do local é a Társis Morgana Costa que sempre vai a biblioteca juntamente com sua filha Tháfíris Costa. Foto: Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Com 36 anos de funcionamento, a Biblioteca Comunitária de Parque Residencial Laranjeiras oferece mais de vinte mil livros para amantes da leitura. O espaço recebe 180 pessoas por dia, contabilizando aproximadamente de 43 mil visitantes por ano. Com uma variedade gigantesca de livros, a biblioteca tem um acervo composto por exemplares dáticos, ficção, entre outros e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.

De acordo com a funcionária mais antiga da biblioteca, Rejane Afonso, a biblioteca nunca fica vazia. “Temos todos os tipos de livros e recebemos pessoas o tempo todo. Os moradores realizam estudo e pegam livros emprestados. Tem ainda os jornais diários que assinamos e as pessoas vem aqui para ficar mais informadas”, explica Rejane.

Uma das frequentadoras do local é a Társis Morgana Costa que sempre vai a biblioteca juntamente com sua filha Tháfíris Costa. “Tenho 15 anos que moro em Laranjeiras e desde que mudei para a comunidade nunca mais deixei de ir na biblioteca. Ela me oferece uma opção gigantesca de livros e posso pegar eles emprestado”, relata.

Já Léia Oliveira, que faz faculdade de economia, utiliza a biblioteca para realizar seus estudos. Segundo Léia, os livros sobre economia tem um preço alto e ela não tem condições de comprar. “Consigo todos os livros de estudo que não posso comprar na biblioteca de Laranjeiras e isso tem me ajudado muito”, conta a estudante.

Léia pede para que a Prefeitura da Serra cuide bem das bibliotecas. “Esse projeto daria certo em qualquer lugar. Acho que o governo deveria dar mais atenção para todas as bibliotecas públicas que ajudam as pessoas a estudar. Temos que incentivar a leitura”, afirma.

A biblioteca tem espaço para o usuário fazer pesquisas. Já para realizar algum empréstimo de livro o morador tem que se cadastrar. Basta levar comprovante de residência e documento com foto. O empréstimo vale por sete dias.

A Serra tem meio milhão de habitantes e abriga apenas seis bibliotecas abertas à população: duas municipais (Serra-Sede e Valparaíso), uma comunitária (Laranjeiras) e três do Transcol nos terminais de Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina.

A biblioteca de Laranjeiras fica na rua Coelho Neto, N° 80, em Parque Residencial Laranjeiras. O telefone do local é 3338-3967.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

38 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás