Categories: Arquivo

Batuque, tradição e capoeira para curtir as delícias de Manguinhos

Praia de Manguinhos: lugar conhecido pela calmaria das águas, bucolismo da vila, tradições culturais, arte e uma deliciosa gastronomia que encanta o visitante. Foto: Fábio Barcelos

Flora Antônia

Um dos destinos mais procurados no verão serrano é o balneário de Manguinhos, que encanta pelas suas belas praias que, em alguns pontos, formam piscinas naturais com água morna quando a maré está baixa. Também conhecida pelo seu amplo roteiro gastronômico e cultural, a bucólica vila será palco de vários festejos nesta semana.  

Um deles é o 1° Encontro Nacional de Capoeira e o IV Batizado e Troca de Cordas, também chamado Ginga Verão Manguinhos. O evento começou na última quinta-feira (18) e segue até domingo (21) com várias atividades, dentre elas cursos de capoeira em diversos níveis, com mestres renomados de vários estados.

O encontro está sendo organizado pelo grupo de capoeira de Manguinhos, que está em atividade há mais de 15 anos e possui cerca de 35 integrantes. Segundo a coordenação do evento, espera-se a presença de 150 capoeiristas. As atividades começam a partir das 9h na praça principal da vila. 

E nesta sexta (19) e sábado (20) rola a festa de São Sebastião, com encontro cultural entre o congo e a capoeira. Oficinas de congo serão ofertadas pelos Mestres Rhullyt Azevedo, Wan Baster Azevedo e Jefinho de Cariacica, e uma homenagem aos pescadores da vila com a encenação do momento da puxada de rede. 

A Batucada de Manguinhos vai marcar presença no evento, junto com a Banda Fanfacongo de Cariacica, formada por pessoas com necessidades especiais. Além dos eventos que evocam a tradição dos povos indígenas, africanos e europeus que formaram a gente brasileira do litoral, Manguinhos tem outras atrações.

Um deles é o circuito gastronômico, formado pelos bares e restaurantes. O Espaço Enseada, Bar e Restaurante Pierrot, o Restaurante Estação Primeira de Manguinhos, Espaço Maria Mariana, Bielito – Cozinha Italiana e o Quintal do Contêiner são algumas das inúmeras casas do balneário.

Essas e outras estão funcionando com horários diversificados e várias delas têm programações com música ao vivo.  Frequentadora do balneário, Juliana Calado é puro amor por Manguinhos. ‘’O bairro é um ótimo lugar para visitar, atrai público diversificado. As edificações possuem um charme de casa de avó e sofisticação, o que dá a sensação de acolhimento e lugar tranquilo ’’, frisa.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 hora atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

2 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

3 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

3 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

4 horas atrás