Categories: Economia

Bares e hotéis fecham alta temporada no vermelho

Ônibus queimado em Manguinhos no dia 6 de fevereiro: caos na segurança prejudicou ainda mais o setor que já sofria com a crise econômica. Foto: Divulgação

Caio Dias

Se já não estava fácil para o setor de turismo e lazer por conta da crise econômica, com o caos na segurança pública do Estado, a situação piorou mais ainda. A alta temporada para hotéis, pousadas, restaurantes e bares na Serra e no ES acabou muito aquém do esperado.

Outro duro golpe no setor foi o cancelamento da maior feira de mármore da América Latina, a “Vitória Stone Fair”, que aconteceria entre os dias 14 a 17 de fevereiro no Pavilhão de Carapina. O evento não aconteceu também pelo colapso na segurança do ES.

O Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), por meio de nota, informou que por conta da crise econômica, o setor de bares e restaurantes, pelo segundo ano consecutivo, não teve o tradicional aumento do movimento no verão que geralmente é na casa dos 30%. E pior, por conta da crise na segurança, houve prejuízo de cerca de 30%.

O resultado é que muitos estabelecimentos não fizeram as contratações temporárias que sempre aconteciam na alta temporada. Com as contas no vermelho, algumas casas correm o risco de fechar as portas.

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Hotéis (Sintrahoteis) também informou por meio de nota, que o Espírito Santo é um dos principais destinos dos mineiros e que algumas agências de turismo de Minas Gerais cancelaram os pacotes turísticos para o Estado. Muitos que viriam para cá mudaram de destino. Antes mesmo do caos na segurança por conta da greve da PM iniciada no dia 04 de fevereiro, donos de hotéis e pousadas da Serra já relatavam queda na movimentação em relação ao verão de 2016, que já tinha sido ruim.  

Apesar do cenário negativo, o presidente do Sintrahoteis, Odeildo Ribeiro, é otimista. “O Espírito Santo é lindo, com muitas atrações turísticas que agradam os mais variados gostos. Praias, região serrana, ecoturismo, feiras e eventos de grande porte, culinária maravilhosa e uma gastronomia de primeira. O capixaba é forte, talentoso e vai superar tudo com maestria”, vaticina.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás