Categories: Política

Bares da Serra serão obrigados a ‘dar suporte’ para mulheres que ‘se sintam em risco’

O projeto de lei é do vereador Fábio Duarte e deve ser lido na sessão da Câmara da Serra desta segunda (15). Foto: Divulgação

A violência contra a mulher está presente em todos os ambientes da sociedade. Alguns deles são os bares e casas noturnas, locais onde se consume bebidas alcoólicas e os ânimos podem ficar exaltados com a ingestão do líquido ocasionando em mais violência. Pensando nisso, um vereador da Serra fez um Projeto de Lei que deverá ser lido na sessão desta segunda-feira (15) na Câmara da Serra e votado nos próximos dias.

O projeto nº 124/2019 é do vereador Fábio Duarte (PDT) que quer que bares, restaurantes e casas noturnas adotem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

Para atender a lei, os estabelecimentos devem disponibilizar as mulheres que manifestarem situação de risco, acompanhamento ao meio de transporte, meio de comunicação, bem como a efetiva comunicação a polícia, caso solicitado.

O projeto também prevê a fixação de cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a existência do auxílio em caso de violência. Os comércios também deverão treinar e capacitar seus funcionários para tais procedimentos.

Em sua justificativa o vereador fala que a violência contra a mulher não deve ser tolerada ou legitimada. “Nos últimos 15 anos, a violência contra a mulher passou a estar constantemente nos debates públicos. Temos a lei Maria da Penha de 2006, a mudança da lei do estupro em 2009, o reconhecimento do crime de feminicídio em 2015 e da mais recente lei de importunação sexual em 2018. Em todos os âmbitos estão se aplicando medidas para os índices reduzirem. E como mais uma medida para alcançarmos esse objetivo é determinante que bares, restaurantes e casas noturnas auxiliem a mulher que se sinta em risco. As medidas são relativamente simples, sem impacto financeiro, mas podem, certamente, garantir a incolumidade física de uma mulher, e, até mesmo garantir sua vida”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

3 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

4 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

4 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

5 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

6 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

7 horas atrás