Bares da Serra serão obrigados a ‘dar suporte’ para mulheres que ‘se sintam em risco’ | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 15 de julho de 2019 às 17:07

Bares da Serra serão obrigados a ‘dar suporte’ para mulheres que ‘se sintam em risco’


O projeto de lei é do vereador Fábio Duarte e deve ser lido na sessão da Câmara da Serra desta segunda (15). Foto: Divulgação

A violência contra a mulher está presente em todos os ambientes da sociedade. Alguns deles são os bares e casas noturnas, locais onde se consume bebidas alcoólicas e os ânimos podem ficar exaltados com a ingestão do líquido ocasionando em mais violência. Pensando nisso, um vereador da Serra fez um Projeto de Lei que deverá ser lido na sessão desta segunda-feira (15) na Câmara da Serra e votado nos próximos dias.

O projeto nº 124/2019 é do vereador Fábio Duarte (PDT) que quer que bares, restaurantes e casas noturnas adotem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

Para atender a lei, os estabelecimentos devem disponibilizar as mulheres que manifestarem situação de risco, acompanhamento ao meio de transporte, meio de comunicação, bem como a efetiva comunicação a polícia, caso solicitado.

O projeto também prevê a fixação de cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a existência do auxílio em caso de violência. Os comércios também deverão treinar e capacitar seus funcionários para tais procedimentos.

Em sua justificativa o vereador fala que a violência contra a mulher não deve ser tolerada ou legitimada. “Nos últimos 15 anos, a violência contra a mulher passou a estar constantemente nos debates públicos. Temos a lei Maria da Penha de 2006, a mudança da lei do estupro em 2009, o reconhecimento do crime de feminicídio em 2015 e da mais recente lei de importunação sexual em 2018. Em todos os âmbitos estão se aplicando medidas para os índices reduzirem. E como mais uma medida para alcançarmos esse objetivo é determinante que bares, restaurantes e casas noturnas auxiliem a mulher que se sinta em risco. As medidas são relativamente simples, sem impacto financeiro, mas podem, certamente, garantir a incolumidade física de uma mulher, e, até mesmo garantir sua vida”.




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por