Categories: Meio Ambiente

Banhista deve evitar lagoas e foz de rios nas praias por causa do esgoto

 

É comum ver adultos e crianças nas águas do córrego Maringá, na praia de Manguinhos, um risco a saúde pública. Foto: Arquivo TN

Bruno Lyra / Thiago Albuquerque

 Vai tomar banho de mar nas praias da Serra? É preciso ficar atendo com alguns locais onde há poluição por lançamento de esgoto e evitá-los. Uma boa dica é conferir o monitoramento da balneabilidade feito toda semana pela Prefeitura da Serra, em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos, no site (clique aqui).

Dados divulgados na última quinta (29) indicam que todos os 11 pontos monitorados estão com condições positivas para o banho: Em Jacaraípe, em frente as ruas Marília Resende Coutinho e Caiçaras e em frente à Colônia de Férias da Vale.

Em Lagoa Carapebus, no acesso principal ao lado da Colônia de Férias. Em Nova Almeida, em frente ao Bar da Orla e no final do calçadão, em frente à rua Guilherme Becker.

Além desses, também estão liberados: Em Bicanga, próximo ao início da avenida Beira-Mar. Na praia de Carapebus, em frente à Colônia de Pescadores e em frente à rua Projetada Vinte e Nove. Para concluir, em Manguinhos, os pontos são em frente ao Restaurante Primeira Estação de Manguinhos e em frente à rua Governador Francisco de Aguiar. 

Mas nem todos os 24 km de praias são seguros para o banho, pois há pontos de lançamento de esgoto sem tratamento e também desembocadura de rios e córregos poluídos.

 É o caso da foz do córrego Maringá (centro de Manguinhos), da foz do córrego Laranjeiras (divisa entre as praias de Manguinhos e Bicanga), do riacho que vem do Poço dos Padres na entrada de Nova Almeida e dos córregos Laripe (Curva da Baleia) e Irema (Praia de Castelândia, Jacaraípe). Esses dois últimos são os mais críticos, além da foz do rio Jacaraípe na praça Encontro das Águas. 

 Tanto que, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, foram colocadas placas advertindo os banhistas na foz do Laripe e do Irema. Mas as placas foram arrancadas por vândalos e o município não tem previsão de quando as recolocará.

 Já nas lagoas não há monitoramento da balneabilidade. A de Carapebus, muito usada por banhistas por ficar na beira da praia de mesmo nome, recebe forte carga de esgoto. Poluição que também atinge a Juara e a Jacuném, as duas maiores lagoas da Serra.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

15 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

16 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás