Categories: Divirta-se na Serra

Banda da Serra arrasa na Europa

Os meninos do Forró Raiz durante a turnê em Paris. Foto: Divulgação

Por Clarice Poltronieri

Uma banda serrana resolveu levar o melhor do forró brasileiro para a Europa. É o Forró Raiz, de Bairro de Fátima, que em dezembro de 2015 passou por Portugal, Alemanha e França. E os shows atraíram uma turma amante do forró de raiz, baião, xote e pé-de-serra.

O grupo fez cinco apresentações no velho continente e todas com o público cativo. “Fomos pelo Projeto Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura para participar do Baião em Lisboa Festival e aproveitamos para fazer outros contatos e passar por outros países. Foram três apresentações em Lisboa (Portugal), sendo duas no festival e outra na cidade. Depois passamos na cidade de Colônia, na Alemanha, e em Paris, na França”, conta Rafael ‘Boca’, zabumbeiro e vocalista da banda.

Mas esta não foi a primeira experiência internacional da banda. O Forró Raiz já havia se apresentado, também pelo Projeto Intercâmbio Cultura, em 2013 e em 2015. “Em outubro de 2013 estivemos em Roma, na Itália, e em fevereiro de 2015 passamos por Lilith e Paris, na França. Estas viagens nos renderam muitos contatos, o que nos proporcionou as outras apresentações de dezembro que fizemos fora do projeto”, disse Boca.

Sobre a viagem, que durou 15 dias – de 9 a 22 de dezembro, Boca afirma que é uma excelente oportunidade, tanto para o trabalho, quanto para conhecimento.

“O projeto é muito bacana, pois além do trabalho é possível conhecer lugares e pessoas. Estivemos em Sintra, Portugal, onde tem castelos medievais. Na Alemanha conhecemos a famosa Catedral de Colônia, que segundo a tradição ficam os restos mortais do Três Reis Magos. Em Paris, tivemos a oportunidade de conhecer a casa de shows Bataclan, alvo de um ataque terrorista em novembro de 2015, e ainda estava o clima de medo e tensão, qualquer barulho nos assustava”, relatou Rafael.

Após a turnê, os músicos voltaram ao Brasil e decidiram tirar umas pequenas férias com as famílias, mas se apresentaram na Festa de São Sebastião, em Nova Almeida, abrindo o show de João Bosco e Vinícius, que encerrou as festividades locais.

Os próximos shows, ainda estão sendo fechados. “Estamos acertando alguns shows para fevereiro na Grande Vitória e março e abril no interior do Estado”, finaliza Boca.

O Forró Raiz possui quatro componentes em sua formação: Rafael ‘Boca’ – voz e zabumba; Heberth Cestaro – triângulo e voz; Willian Amarala – contrabaixo; e Breno Brício – sanfona.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás