Categories: Política

Bancada federal capixaba pode sofrer mudanças

Por Conceição Nascimento

Norma Ayub e Luiz Paulo a um passo da Câmara federal

Manato garante que ficará em Brasília. Foto: Arquivo/TN

Com a missão de levar os suplentes Norma Ayub (DEM) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para o Congresso Federal, o governador eleito Paulo Hartung (PMDB) tenta convencer deputados eleitos pela coligação (Lelo Coimbra-PMDB; Carlos Manato-SD; Max Filho (PSDB) e Jorge Silva-Pros) a assumirem postos no seu governo. Com isso, o peemedebista contemplaria o PSDB, que cobra a conta da campanha, e de quebra criaria boa relação com a Assembleia Legislativa, presidida por Theodorico Ferraço (DEM), marido de Norma.

Aos médicos Jorge Silva e Carlos Manato, o futuro governador teria oferecido a Secretaria de Saúde. “Não fui convidado, Hartung falou sobre o SD ter participação no seu governo, mas não apontou como. Eu já demonstrei que quero ficar em Brasília”, disse Manato.

Lelo Coimbra é tido como certo no secretariado de Hartung. Foto: Bruno Lyra

Jorge Silva teria dado sinais de que pode ficar com a função, mas não comunicou oficialmente que aceitará o convite.

Max Filho também se recusa a participar da base de sustentação de Hartung, antigo desafeto político. Com a recusa de Max, sobraria para Lelo Coimbra, que desconversa. “Exercerei o mandato de deputado federal”, disse na manhã desta quarta-feira (10).

Apesar de negar qualquer intenção para deixar o mandato, há quem garanta que Lelo assumirá uma secretaria atendendo ao pedido de Hartung.

PDT no governo

O nome da deputada federal Sueli Vidigal (PDT), que abriu mão de disputar a reeleição para dar espaço ao marido e ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT), foi ventilado para ocupar uma secretaria do governador eleito Paulo Hartung (PMDB).  Tanto Vidigal quanto Sueli foram procurados, mas não retornaram aos contatos da reportagem.

Outra liderança que pode aparecer no primeiro escalão do novo Governo Estadual é João Coser (PT). Ele é cotado para assumir a secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Na base do atual governo, conduzido por Renato Casagrande (PSB), o PT quer continuar a parceria na administração do Estado. “Em reunião, a militância aprovou a participação no próximo governo. Agora vamos falar com Paulo Hartung sobre nossa participação; quando devemos apresentar os nomes para o governador escolher”, explicou João Coser, que perdeu a última eleição para o Senado.

O petista falou que o objetivo da militância não é a ocupação de cargos. “Queremos contribuir para que o governo tenha sucesso e também para a aproximação com o Governo federal, o foco principal é estreitar a relação entre Brasília e o Espírito Santo”, frisou Coser.

Cotados

Também são nomes cotados para o governo Haroldo Corrêa Rocha – Educação; Paulo Ruy Carnelli – Transportes; César Colnago – Saúde ou Relações Institucionais;  Octaciano Neto – Agricultura.

Confirmados

Por enquanto estão confirmadas pela assessoria de Hartung a economista Ana Paula Vescovi, que assumirá a Secretaria da Fazenda.  Já a presidência do Instituto Jones dos Santos Neves ficará nas mãos de Andrezza Rosalém, formada em Ciências Sociais. Ela participou da elaboração do plano de governo de Hartung e agora assume o cargo, de segundo escalão. Completa o time dos que garantiram a escalação Ângela Pitanga Pinto, que vai ser a nova chefe de cerimonial do Palácio Anchieta e a responsável por organizar a posse do governador.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

20 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás