Meio Ambiente

Bairros da Serra com rede de esgoto reduziram doenças em 38% e valorizaram preços dos imóveis

A região de de Nova Almeida é uma das que possuem rede de coleta, tratamento e destinação de esgoto. Foto: Divulgação

Em 2015, a parceria entre a Ambiental Serra e Cesan começou a atuar na Serra com a missão de universalizar os serviços de tratamento de efluentes.  Durante os seis anos de operação, o índice da cobertura de redes de esgoto no município passou de 58% para 90%, o que colocou a Serra entre as top’s 60 do Brasil neste índice, que ultrapassa a média nacional, de 50,3%.

Segundo o Instituto Trata Brasil, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, esse avanço no saneamento da Serra está trazendo benefícios relacionados à saúde e a economia.

Por meio do tratamento de esgoto, microrganismos patogênicos são eliminados do efluente e a água é devolvida aos corpos hídricos tratada. O Instituto apontou que nos bairros onde há rede de esgoto a taxa de internação por doenças de veiculação hídrica ou respiratória registrada na Serra reduziram em 38% entre 2010 e 2019.

Com isso, estima-se uma queda nos custos com a saúde dos moradores no valor de R$ 8,5 milhões por ano entre o período de 2020 e 2040.

“Os benefícios de uma cidade saneada são diversos e os números desse estudo conseguem mostrar isso claramente: tratar o esgoto com eficiência melhora a qualidade de vida da população. É sempre bom termos acesso aos números porque nos confirmam que os avanços que conseguimos estão se refletindo numa melhoria de fato. Mas ainda há muito a ser feito e vamos seguir firmes nesse propósito”, afirma Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra.

O diretor-presidente da Ambiental Serra, Justino Brunelli. Foto: Divulgação

Desenvolvimento econômico

O tratamento de esgoto também contribui com o desenvolvimento econômico da Serra ao valorizar os imóveis da região. Segundo o mesmo estudo, a universalização do saneamento na cidade promoverá uma valorização imobiliária de R$ 4,8 milhões por ano no período de 2020 e 2040. “Investir em saneamento gera um ciclo virtuoso e a valorização imobiliária está dentro disso. O estudo mostrou que existe uma valorização de até 14% no preço de um imóvel onde tem rede de tratamento de esgoto”, explica Brunelli.

Parceria Público-Privada

Atualmente, a PPP trata 1,2 bilhão de litros de efluentes por mês, e dentre as realizações feitas por ela até o momento, estão: a construção de mais de 400 mil metros de novas redes de esgoto, a conexão de mais de 67 mil novos imóveis às redes, melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a implantação de novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), entre outras.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

5 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

9 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

10 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

10 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás