Bairro de Jacaraípe é onde mais se adoece por dengue na Serra

0
Bairro de Jacaraípe é onde mais se adoece por dengue na Serra
Na Serra, já são mais de 14 mil casos de dengue. Foto: Divulgação

Sendo a cidade da Grande Vitória com mais casos de dengue confirmados, a Serra está passando por dias difíceis e enfrentando uma forte epidemia de dengue. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a cidade já teve mais de 14 mil infectados e o Bairro das Laranjeiras – região de Jacaraípe – é onde mais se adoece por dengue na cidade.

Vale destacar que a Serra já registrou seis mortes pela doença. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento nos casos é de 2260%. Este ano, já são 14.236 casos e em 2018 eram apenas 603 pessoas doentes. Neste ano, também foram confirmados 96 casos de zika e 32 de chikungunya, essas duas doenças não tiveram nenhuma morte confirmada em 2019.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os bairros com maior registros de casos de dengue são: 1° Bairro das Laranjeiras, 2° Nova Carapina I, 3° Feu Rosa, 4° Planalto Serrano e 5° Barcelona. A Sesa não divulga a quantidade de casos por bairro. Para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também da zika e chikungunya, a Prefeitura da Serra vem intensificando ações de combate e também educativas.

De acordo com a prefeitura, a Serra é o município que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado, e faz o monitoramento semanal dos mais de 1.100 equipamentos. “Foram realizados dois grandes mutirões em 2018 e 2019 e ampliados os postos de hidratação da dengue e de coleta de exames”, disse o município em nota.

Ainda segundo a prefeitura, estão programadas ações de mobilização envolvendo comerciantes, professores, estudantes, líderes comunitários e religiosos. A próxima acontece em Nova Carapina I, no final de julho. A última ação ocorreu em Nova Almeida, entre junho e julho.

Comentários