Avanço do coronavírus triplica na Serra em duas semanas, diz estudo

Nezio Fernandes, secretário de Saúde do ES ao lado de Luiz Carlos Reblin, subsecretário da pasta durante coletiva desta segunda (1). Foto: Divulgação

O número de infectados pelo coronavírus cresceu três vezes no espaço em duas semanas na Serra. É o que apontam os dados da 2ª etapa do Inquérito Sorológico realizado nos municípios do ES.

As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira (01) pelo secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes. Segundo ele, 206.559 pessoas que já contraíram Covid-19 a no Espírito Santo, o que dá 5,14% da população. O levantamento da 2ª etapa do Inquérito aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio.

A primeira fase do Inquérito, entre 13 e 15 de maio, apontou que 84.931 capixabas já tinham tido contato com o vírus. A metodologia do Inquérito é por amostragem, com os agentes visitando uma quantidade de residências e fazendo testes nos moradores. A partir de projeção estatística dos resultados desse grupo da amostragem, chega-se ao número total de infectados.

Na primeira etapa foram realizados 4.612 testes. Já na segunda 4.644. “Na primeira etapa, 97 cidadãos testaram positivo. Na segunda etapa, 239 cidadãos deram positivo. O número de casos positivos apontou a Serra com crescimento de quase 3 vezes maior com relação a primeira etapa”, observou Nezio.
O Inquérito Sorológico ainda terá outras duas etapas. A próxima será em 15 dias e a subsequente, duas semanas após.

Pardos e negros estão sendo mais atingidos

Outro dado que chamou atenção na 2ª etapa é o de que os pardos e negros somam 70% dos casos positivos. Já a idade média dos infectados é de 44 anos. E também revelou crescimento maior da doença em lares com mais do que cinco moradores.

Dos que testaram positivo, 39% tiveram tosse e 37% perda de olfato e paladar. Também houve aumento no número de casos assintomáticos.
“Os números são um alerta para mostrar uma possível sobrecarga no Sistema de Saúde Pública. O Inquérito vai nos permitir organizar ainda com mais precisão o sistema de saúde a partir da taxa de transmissão da doença”, explica o secretário.

Nezio acrescenta que, com os dados, já é possível reconhecer o padrão da pandemia no ES “E a partir deste momento poderemos refinar ainda mais o conjunto de decisões para o enfrentamento “.

Por fim, Nezio agradeceu os mais de 400 trabalhadores que estão participando do inquérito e também os órgãos e instituições que ajudam no estudo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

2 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

5 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

10 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás