Categories: Saúde

Auxiliares e técnicos de enfermagem do Jayme Santos decidem entrar em greve a partir da terça-feira

A categoria fez uma terceira manifestação em frente ao Jayme na manhã desta sexta (5). Foto: Divulgação

Auxiliares e Técnicos em Enfermagem dos Hospitais Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, quedque é referência no tratamento da Covid-19 no Espírito Santo vão entrar em greve a partir da próxima terça-feira (8).

A informação é do Sindicato que representa os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, o SITAEN – Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Espírito Santo que disse que a UTI de Covid-19 e pronto socorro será mantida em 90% de funcionamento. Os demais setores o funcionamento será reduzido para 30% ou 40% respeitando a lei de greve.

Profissionais da mesma categoria farão a mesma greve também no Hospital Evangélico de Vila Velha e Maternidade de Cariacica.

A decisão foi tomada depois do terceiro protesto silencioso em frente ao Jayme Santos na manhã desta sexta (5).

A categoria reclama que os hospitais não estão atendendo sua revindicação.

Os trabalhadores reclamam que a Associação Evangélica Beneficente Espirito-Santense (AEBES)  se nega a atender as revindicações sobre falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, sobre o alto índice de profissionais infectados pela Covid-19, sobre as diversas demissões de técnicos que estão no grupo de risco, entre eles pessoas com mais de 60 anos e prestes a se aposentar, sobre o corte de pagamento de benefícios como feriado em dobro e baixo salário.

Segundo o sindicato desde 2017 que os trabalhadores não recebem reajuste.
O Hospital Jayme é referência no atendimento para pacientes com Covid-19 no estado. Muitos técnicos e auxiliares que foram infectados pela doença acreditam que foi dentro do hospital devido à falta de EPI.

Como muitos profissionais estão afastados pela doença e outros foram demitidos, quem continua trabalhando reclama que a carga de serviço dobrou. Alguns estão extrapolando suas funções realizando o serviço de maqueiro.

A falta de assistência com os doentes por Covid-19 é outra reclamação que não foi atendida. A maioria diz que a direção do hospital não se importa se eles estão se recuperando bem ou não. Muitos relatam que sequer receberam uma ligação.
O salário baixo é outro grave motivo de insatisfação dos trabalhadores. Técnicos em enfermagem do hospital ganham pouco mais de R$ 1.200 reais.

Os trabalhadores também pediram que o governo estadual cumpra com a promessa de conceder o salário de R$ 2.400 reais que foram oferecidos para técnicos quem trabalha em hospitais de referência em Covid-19.

A reportagem demandou a Secretaria de Estado da Saúde e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

11 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

12 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

12 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

12 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

13 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

13 horas atrás