Categories: Política

Autoridades capixabas cobram punição aos responsáveis pela tragédia em Brumadinho

O rompimento da barragem aconteceu nesta sexta-feira (25), e o número de mortos chega a 10, confirmados. Ainda há centenas de desaparecidos. A Justiça de Minas Gerais determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale

Autoridades capixabas lamentaram a tragédia ambiental ocorrida com o rompimento na barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte. O fato, impensável após o acidente ocorrido em 2015, em Mariana (MG), aconteceu nesta sexta-feira (25).

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), disse lamentar profundamente o ocorrido. “Lamento profundamente rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), nesta sexta-feira (25) e o fato de termos que assistir novamente a uma tragédia que poderia ter sido evitada. São inadmissíveis tanto a leniência dos órgãos públicos imbuídos da obrigação de fiscalizar a atividade, a irresponsabilidade da empresa, quanto a lentidão da Justiça em punir com rigor os responsáveis”, refletiu.

O governador Renato Casagrande (PSB) analisou o caso como uma tragédia anunciada. “O desastre humano e ambiental causado pelo rompimento da barragem do Feijão, em Minas Gerais, deixa ainda mais clara a necessidade de medidas urgentes e enérgicas para evitar a repetição dessas tragédias. Sabemos que elas são frutos da falta de fiscalização adequada. Vou propor ao Governo Federal a realização de auditoria externa e independente em todas as barragens de rejeitos. Depois do desastre de Mariana não podemos mais considerar acidente ao que vem acontecendo. Ao povo mineiro, minha solidariedade. Já nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível”. 

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) disse que recebeu a notícia do rompimento da barragem em Brumadinho com muito pesar. “Já sabemos que vários moradores foram vítimas dessa fatalidade, o que torna esse dia ainda mais difícil. Deixo aqui nossa solidariedade nesse momento de dor para os vizinhos mineiros. É preciso apurar os fatos para que os responsáveis sejam punidos. Não podemos deixar que acidentes decorrentes da mineração se tornem parte da rotina”.

O também deputado federal Givaldo Vieira (PCdoB) lembrou que este é um crime que se repete. “Após o desastre ambiental de Mariana, que atingiu o nosso Rio Doce, ceifou vidas e prejudicou tantos trabalhadores em Minas Gerais e no nosso Estado, a falta de fiscalização efetiva por parte dos órgãos responsáveis e as atividades da mesma empresa causam mais esse crime, com mortes já confirmadas e centenas de pessoas desaparecidas. Peço a Deus pela vida dos moradores de Brumadinho e região, e também, por investigação e punição decentes aos responsáveis por este crime. Há, ainda, lamentavelmente, governante que quer flexibilizar legislações e fiscalizações ambientais. Não podemos permitir!”, avisou. 

O deputado eleito Alexandre Xambinho (Rede) afirmou que lamenta profundamente e deseja que o resgate da vítima seja feito com sucesso. “O Espírito Santo ainda sofre impactos sócio-econômicos e ambientais com o rompimento da barragem de Mariana em 2015 e agora, assistimos novamente a uma tragédia que poderia ser evitada”, analisou.

O rompimento da barragem aconteceu nesta sexta-feira (25), e o número de mortos chega a 10, confirmados. Ainda há centenas de desaparecidos. A Justiça de Minas Gerais determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

9 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

11 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

16 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás