Categories: Saúde

Coronavírus | Automedicação pode ser um perigo

A automedicação pode ser perigosa, dizem médicos. Foto: Divulgação

Pandemias como a do novo coronavírus podem gerar uma verdadeira corrida às farmácias em busca de formas de se prevenir ou mesmo de tratar possíveis sintomas de Covid-19. 

Mas a infectologista da Unimed Vitória Rubia Miossi destaca que a automedicação é sempre muito perigosa, especialmente quando se trata de uma doença que ainda está em estudo. “Ninguém deve sair tomando remédios de forma aleatória e sem prescrição. Não é necessária nem indicada essa corrida às farmácias. Nem faz sentido se encher de antigripais ou vitaminas sem orientação”, alerta.
Nos últimos dias, um remédio que é usado contra a malária e outras doenças como lúpus foi testado com sucesso no tratamento do coronavírus, mas em um grupo pequeno, de 20 pacientes graves, nenhum com sintomas leves. Isso fez com que a procura pela medicação aumentasse, chegando a faltar para quem realmente precisa.
“A hidroxicloroquina sumiu das prateleiras quando anunciaram que estava em testes. Mas ainda não há estudo conclusivo sobre seu uso no tratamento da Covid-19. Foi testada em poucos pacientes e apenas com quadros graves. Usar por conta própria é muito perigoso e quem precisa do remédio acaba ficando sem”, afirma a infectologista.
Riscos
É importante destacar que há alguns riscos em seu uso indevido. “Existem algumas reações adversas possíveis com a hidroxicloroquina, como lesão forte na retina, problemas hepáticos, anemia e problemas cardiovasculares graves”, ressalta Rúbia Miossi.
A médica ainda lembra que a automedicação pode intensificar a gravidade de enfermidades existentes ou mascarar sintomas de outras. “Em relação ao coronavírus, se a pessoa apresentar sintomas e se enquadrar nos critérios de caso suspeito estabelecidos pelo Ministério da Saúde, deve procurar o pronto-socorro mais próximo de sua casa. A avaliação de risco e das complicações decorrentes, assim como das medicações a serem utilizadas, deverá ser feita pelo médico”, conclui.
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

13 minutos atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

1 hora atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 800 vagas e salários de R$ 5 mil

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 800…

1 hora atrás

Bell Marques faz show exclusivo para fãs em Vitória neste sábado

No ano em que completa 10 anos de carreira solo, Bell Marques traz seu novo show para Vitória e o…

2 horas atrás

Exagerado terá shows musicais, teatro e atividades gratuitas para criançada na Serra

O Exagerado, considerado um dos maiores outlets do Brasil, começa na próxima quarta-feira (15) na Serra e terá além de…

2 horas atrás

Veja se você foi aprovado para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) divulgou, nesta segunda-feira (6), às 12h, a lista com os nomes…

2 horas atrás