Categories: Política

Auditoria do serviço e redução da taxa de esgoto na mira de vereador

O vereador Aécio Leite disse que irá enviar o material que levantou sobre a situação do esgoto da Serra para o Ministério Público. Foto: Divulgação Tom Paparazzy

Conceição Nascimento

Alvo de uma CPI e de frequentes críticas na Câmara da Serra, a concessionária Serra Ambiental agora pode ser alvo de uma auditoria sobre o contrato firmado junto à Cesan, para o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade. O objetivo é esclarecer o que justifica os valores cobrados aos moradores da Serra, já que são constantes as reclamações de mau serviço.

“Preparamos o documento e vamos dar entrada na próxima segunda-feira (30), no Tribunal de Contas. Queremos saber como chegaram ao valor de 80% da conta de água e pontuar para o órgão o mau serviço que a empresa presta para o consumidor. No texto, ainda pedimos a redução da taxa de esgoto”, adiantou Aécio Leite (PT), vereador que tem discutido o tema no mandato.

Aécio disse ainda que vai enviar o material que levantou sobre a situação do esgoto na Serra ao Ministério Público do Consumidor. “Para o MP é uma denúncia que estamos encaminhando, tendo como base a fiscalização da prefeitura, que multou a Serra Ambiental por jogar esgoto sem tratamento nos mananciais. Já mandei para os gabinetes para que os vereadores assinem”, acrescentou.

Já no dia 10 de maio, Aécio informou que os vereadores da Grande Vitória vão se reunir na Assembleia Legislativa para discutir uma agenda de audiências públicas sobre o assunto e traçar medidas que poderão ser adotadas em conjunto para cobrar a redução das taxas e cumprimento do contrato.

Não é de agora que os resultados do Serra Ambiental são questionados. Em 2016 o trabalho feito pela empresa foi fruto de uma CPI, na época foram identificados problemas como cobrança irregular em residências, descarte ilegal de esgoto e degradação de mananciais. Já no início desse mês, o conselho de meio ambiente da Serra manteve 6 multas contra a empresa, que totalizam R$ 360 mil, todas por jogar esgoto se tratamento em locais indevidos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás